Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

Viagem inesquecível

A leitora Marlene Therezinha Jungblut Ritt nos encaminhou fotos e lembranças que guarda de viagem a São Paulo e Rio de Janeiro, em julho de 1954. Ela integrou um grupo de jovens de Santa Cruz do Sul, em excursão organizada pela União dos Estudantes Santa-cruzenses (Uesc).

Há mais de 60 anos, uma viagem como essa era uma aventura. O coordenador foi o professor Emiliano Limberger. O grupo foi de Maria Fumaça até Porto Alegre. Dali a São Paulo, em trem a diesel. Foram quatro dias e quatro noites no mesmo vagão (só a máquina ia trocando).

A chegada em São Paulo ocorreu durante as comemorações dos 400 anos de fundação da cidade. Durante quatro dias, os estudantes participaram de espetáculos e visitaram pontos turísticos. Marlene lembra do sucesso da música São Paulo Quatrocentão, do santa-cruzense Romeu Seibel (Chiquinho do Acordeon), cantada por Hebe Camargo.

Publicidade

De São Paulo ao Rio, a viagem foi de ônibus. Na chegada, um caminhão de bombeiros realizou um passeio com o grupo pela cidade. Foram quatro dias de visitas a pontos turísticos.

Emiliano era amigo do deputado gaúcho Fernando Ferrari e, por meio dele, conseguiu uma visita ao Palácio do Catete. Para surpresa de todos, foram recebidos pelo próprio presidente Getúlio Vargas. Um mês depois, os estudantes ficaram consternados com o suicídio de Getúlio.

O retorno para Santa Cruz do Sul foi outra aventura. Os viajantes conseguiram “carona” em um avião cargueiro da Varig, do Rio até Porto Alegre. Dentro de quatro horas, estavam em casa. Marlene lembra de alguns colegas que participaram desse passeio: Marga Jungblut Kipper, Marlene Garcez Beck da Silva, Luiz Beck da Silva, Cláudio Grehs e Erhard Ebert.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.