Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

A Viela de Santa Cruz (I)

Na próxima quarta-feira, Santa Cruz do Sul comemora 138 anos de emancipação política e administrativa. A separação da Freguesia de São João de Santa Cruz do município de Rio Pardo havia sido autorizada em 31 de março de 1877, em ato do vice-presidente da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, João Dias de Castro. Mas a instalação só ocorreu em 28 de setembro de 1878.

O ato de fundação aconteceu na primeira sede do governo municipal, na esquina das ruas São Pedro e Taquarembó (atuais Marechal Floriano e 28 de Setembro). A casa alugada pertencia a Henrique Schütz. Antes de abrigar a administração, fora sede do Deutsche Schule (hoje Colégio Mauá). Atualmente, é ocupado pela Drogaria Santa Cruz.

O documento de instalação da Câmara Municipal da Viela de São João de Santa Cruz foi lido pelo presidente da Câmara Municipal da Cidade de Rio Pardo, Joaquim Alves de Souza. Ele também empossou os primeiros vereadores (conselheiros).

Publicidade

O primeiro conselho havia sido eleito em 5 de agosto de 1878 e era integrado por Joaquim José de Brito, Carlos Trein Filho, Jorge Júlio Eichenberg, Roberto Jaeger, Germano Hentschke e José Lopes Simões. Pedro Werlang não esteve presente e foi empossado na sessão seguinte.

Na época, não havia a figura do prefeito. Os municípios eram comandados pela Câmara Municipal. Os vereadores elaboravam as leis, determinavam obras e autorizavam a abertura de novos negócios, entre outras atribuições.

Logo após a posse, ocorreu a primeira reunião da Câmara, quando foram tomadas as medidas administrativas iniciais para o funcionamento do município. A presidência foi do conselheiro Joaquim José de Brito, o mais votado em 5 de agosto.

Publicidade

(CONTINUA)

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.