Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Música

Batuque de Cordas está de volta a Santa Cruz do Sul

O duo Batuque de Cordas, formado pelos violonistas Vinicius Correa e Claudio Veiga, de Porto Alegre, está de volta a Santa Cruz do Sul. Desta vez, para apresentar um espetáculo em um espaço ainda inédito para a dupla, o auditório da Escola Família Agrícola (Rua Dom Antonio Reis, 308, em Linha Santa Cruz). O show é hoje, a partir das 20 horas, com ingressos no local a R$ 10,00. 

Vinicius Correa, que tem uma relação mais íntima com a cidade, por conta de laços pessoais – amoroso e familiares –, disse que o espetáculo visa divulgar a tradição musical brasileira e valorizar sua história. “Seguimos homenageando o Lundu, por exemplo, que é o primeiro musical surgido no Brasil e tema do CD mais recente do Batuque”, comentou ele, referindo-se ao disco homônimo Lundu, de 2015 – a dupla também tem os discos Batuque de Cordas, de 2002, e Trio, de 2006, com a participação do percussionista Gustavo Finkler. Vinicius e Claudio também participam dos CDs Espia Só, de 2004, do duo Retrato Brasileiro, e Lendas Africanas, de 2012.

O traço mais marcante da dupla, essencialmente instrumental, é a originalidade com que aborda os arranjos das composições. Os violões integram uma intensa trama musical cheia de timbres, ritmos e melodias em constante diálogo. Também o alto-astral e alegria que emanam dos músicos são algo infinitamente contagiante. Tocam com alegria e como se fosse simples, assim, tocar. Sempre muito impressionante.

Publicidade

Entre a coleção de prêmios cabe destacar os Açorianos de Melhor Disco Instrumental e Melhor Grupo Instrumental, em 2003, pelo disco homônimo, de estreia. Desde sua criação, em 2002, o duo tem participado de festivais de música instrumental e apresentações por alguns dos principais países da Europa. Acaba de retornar, por exemplo, de uma turnê pela Bélgica, país que já faz parte da rotina do Batuque.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.