Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Previsão para o inverno

Frio perde força após segunda quinzena de julho

Embora os últimos dias do outono estejam rigorosos no Rio Grande do Sul, o inverno deste ano não terá tanta força. O pico do frio, porém, continua até o mês que vem. O inverno inicia oficialmente às 7h07 da próxima quinta-feira, 21, e dura até as 22h54 do dia 22 de setembro (horários de Brasília). De acordo com o Climatempo, ao contrário do que se pensa, as temperaturas não diminuem gradualmente ao longo do inverno, pois o período mais frio do ano é justamente o atual, entre o fim de junho e início de julho, na transição de estações.

No Centro de Santa Cruz do Sul, a sexta-feira, 15, teve temperatura mínima de 2,5 graus às 7 horas, de acordo com a estação meteorológica da Gazeta Grupo de Comunicações. Na região do Vale do Rio Pardo, outros municípios tiveram termômetros com marcas ainda mais baixas, como em Encruzilhada do Sul e Boqueirão do Leão, onde o início da manhã foi de 3 graus negativos.

Quem não está gostando desse tempo pode ficar tranquilo, porque este inverno deve ter um curto período de frio intenso devido à ausência dos fenômenos El Niño e La Niña. Embora a influência desta última tenha terminado no verão, as águas do Oceano Pacífico continuam a esquentar. “Isso faz com que as massas frias de forte intensidade tenham dificuldade de chegar no Brasil. Elas vão até a Argentina e o Uruguai e eventualmente alcançam o Sul do País, mas logo perdem muita intensidade”, pontua o meteorologista do Climatempo, Alexandre Nascimento.

Publicidade

LEIA MAIS

Ele ainda ressalta que neste ano, provavelmente, o frio mais intenso tenha ocorrido já no outono. A previsão é de que a partir da segunda quinzena de julho as temperaturas comecem a aumentar, e agosto de 2018 será mais quente que o do ano passado. Em setembro, as temperaturas serão ainda mais elevadas para a média dessa época. Por isso, pode-se esperar dias consideravelmente mais quentes que o normal. 

A previsão do Climatempo é de que as geadas e chances de neve sejam menos frequentes. É normal que o inverno seja um período mais seco pois, com a diminuição do calor, as massas polares avançam mais facilmente e impedem que o ar quente e úmido da Amazônia avance para o Sul. Mesmo assim, a precipitação dos próximos meses deve ficar abaixo da média. Chuvas fortes, como as registradas no início da semana no Estado, quando foram registrados estragos em diversas regiões gaúchas, podem acontecer em alguns locais, mas não há fortes indícios disso.

Publicidade

LEIA MAIS: Oito lindas fotos do frio na região

Em resumo, o que se pode esperar para este inverno é uma estação parecida com a do ano passado: clima seco, sem períodos de frio intenso e pouca geada. Conforme explica o meteorologista Alexandre Nascimento, não se descarta a possibilidade de tempo gelado extremo em agosto ou setembro. Caso ocorra, porém, será em períodos isolados, com rápido aumento de temperaturas na sequência.

Previsão para a semana

Publicidade

O fim do outono ainda terá muita geada em todos os territórios gaúchos, mas sem previsão de chuva, conforme o Climatempo. Em Santa Cruz do Sul, a semana deve começar com mínima de 7 graus na segunda-feira e máxima de 18. Na terça-feira, os termômetros podem variar entre 10 e 23 graus. Na quarta, o tempo fica entre 14 e 25 graus. Já na quinta, quando começa o inverno, a mínima não deve baixar de 12 graus, e a máxima pode atingir 26. Apenas na sexta-feira a precipitação chega à região. Embora a chuva não seja tão intensa, ela vai diminuir a amplitude térmica, e as temperaturas devem variar apenas entre 19 e 23 graus.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.