Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Educação

Escolas recebem últimos reparos para a volta às aulas

Enquanto os alunos se divertem nas férias, o trabalho não para nas escolas. Ao invés de professores aplicando lições, o espaço está sendo ocupado por pedreiros, pintores, marceneiros e outros profissionais, responsáveis por dar uma cara nova aos educandários. Reparos como pinturas, troca de telhados, revitalização de brinquedos são normais nesse período em que as salas de aula estão vazias. Tudo para receber os estudantes com novidades no primeiro dia de aula – o que deixa curto o prazo para a conclusão dos serviços.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Duque de Caxias, as obras estão em ritmo acelerado. Desde novembro do ano passado, o colégio, no Bairro Ana Nery, passa por uma mudança radical. “É possível que os alunos nem reconheçam a escola no primeiro dia”, brincou a vice-diretora Marcia Susana Simon. Por lá, está sendo feita a pintura de todo o prédio, ajardinamento, ampliação dos espaços de convivência, finalização do ginásio, ampliação da biblioteca e reparos menores.

De acordo com a secretária de Educação, Jaqueline Marques, durante muito tempo as escolas ficaram sem a manutenção necessária. Depois de dois anos gerindo recursos e elaborando projetos, segundo ela, agora é possível, aos poucos, investir na infraestrutura de todos os educandários da rede. Para isso estão identificando as situações mais urgentes, como era o caso da Duque de Caxias. Jaqueline acredita que a revitalização dos espaços de aprendizagem impacta diretamente na autoestima da comunidade escolar.

Publicidade

Além da Duque de Caxias, as emefs Normélio Boettcher, Frederico Assmann, Christiano Smidt, São Canísio, Bom Jesus, Luiz Schroeder e Dona Leopoldina, vão ter novidades para este ano letivo. As escolas municipais de educação infantil (emeis) Pequeninos do Faxinal e Criança Feliz também estão sendo reformadas. 
“Todo professor e estudante merece um lugar aconchegante, acolhedor e seguro. Espero que as paredes coloridas ajudem a resgatar o sentimento de valorização, assim como inspirar as comunidades a transformar o mundo”, comentou a secretária.

Na rede estadual

Na maioria das escolas da    rede estadual, o tradicional período de férias foi dedicado à recuperação de dias letivos, em virtude da greve do magistério do ano passado, que durou três meses. Por isso, sobrou pouco tempo para que melhorias de grande porte fossem realizadas. Algumas escolas terão apenas 30 dias de intervalo entre os dois anos letivos. Assim, o foco será em reparos emergenciais e limpezas, atividades comuns nesse período.

Publicidade

Antes e depois

Os 520 alunos matriculados nas turmas de 1º a 9º anos da Emef Duque de Caxias vão se surpreender ao chegar na escola no primeiro dia de aula. A equipe diretiva, junto com a Secretaria de Educação, olharam para a estrutura da instituição de uma maneira diferente durante as férias, na tentativa de qualificar os espaços de aprendizagem. “Pequenos espaços que eram inutilizados e até inacessíveis estão sendo transformados”, explicou a secretária de Educação, Jaqueline Marques.

Ainda não há informações sobre o valor total dos investimentos na rede municipal. Na Duque de Caxias, a estimativa é de que tenham sido aplicados em torno de R$ 60 mil. As obras estão sendo executadas por uma equipe de pintura terceirizada, uma de manutenção da Secretaria de Educação e outra da Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos. Pelo menos 20 pessoas estão trabalhando todos os dias. O início das aulas está previsto para o dia 19 do próximo mês.

Publicidade


Durante as reformas na Duque, a ideia foi olhar a estrutura da escola de um…

… jeito diferente e transformar áreas inutilizadas em espaços de aprendizagem.
Fotos: Lula Helfer.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.