Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Contaminação

Coleta encontra resíduos de agrotóxicos na água em Venâncio

Resíduos de um agrotóxico que pode causar doenças cardiovasculares e problemas no sistema reprodutivo foram encontrados acima dos limites permitidos na água destinada ao consumo humano em Venâncio Aires. A atrazina é um herbicida usado principalmente nas plantações de milho, cana-de-açúcar e sorgo para controlar ervas daninhas. Seus vestígios foram detectados em amostra de água bruta coletada no ponto de captação da Corsan no município. 

Antes de chegar às residências, a água contaminada passou pela Estação de Tratamento de Água (ETA). Embora preocupante, a pesquisadora responsável pela descoberta, a engenheira química Juliane Pastorello Rubbo, afirma que os níveis excessivos só foram detectados em uma das coletas no local, em novembro de 2016. Em junho do ano passado, em uma outra amostragem, os valores já estavam normais. Os níveis de agrotóxicos na água foram tema do trabalho de conclusão de Juliane na Residência Integrada em Saúde (RIS) da Escola de Saúde Pública da Secretaria Estadual da Saúde. Monte Belo do Sul, Lagoa Vermelha e Frederico Westphalen também apresentaram valores excessivos das substâncias. 

“É importante divulgar esse trabalho para alertar a população sobre as consequências que o uso dos agrotóxicos traz para a saúde humana, além de sensibilizar gestores e profisisonais da área para o problema”, comenta. No decorrer da pesquisa, 1,6 mil amostras de mais de 300 municípios gaúchos foram analisadas. Na região, passaram pela avaliação aqueles que integram a bacia hidrográfica do Rio Pardo – Barros Cassal, Boqueirão do Leão, Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Lagoão, Passa Sete, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Venâncio Aires e Vera Cruz. Nenhum apresentou valores de resíduos acima do permitido.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.