Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Título eleitoral

Cadastramento biométrico está adiantado em Santa Cruz

Os eleitores de Santa Cruz do Sul estão adiantados no processo de cadastramento biométrico. Faltando mais de um ano para o início da obrigatoriedade do registro no município, 27,30% da população votante já cadastrou as impressões digitais. Atualmente, o município conta com aproximadamente 100 mil eleitores, o que significa que 27.297 pessoas estão em dia com o novo sistema. 

De acordo com o chefe da Zona Eleitoral 162, Luiz Cláudio Costa, todas as pessoas que buscaram a confecção do título desde maio de 2013 estão com a biometria cadastrada. Em razão do porte do município, o órgão já está estimulando o processo para evitar congestionamentos no futuro. Até o momento, já passaram pelo cadastramento os municípios de Herveiras, Gramado Xavier, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde e Passo do Sobrado. Atualmente, o processo está em andamento em Vera Cruz. Santa Cruz do Sul é o último município da 40ª Zona Eleitoral a passar pelo cadastramento, o que deve acontecer entre 2019 e 2020. Ao todo, a região conta com 148.229 eleitores.

Para fazer o cadastro é necessário apresentar o documento de identidade original, título de eleitor (se possuir) e comprovante de endereço. A sede da Justiça Eleitoral de Santa Cruz do Sul fica na Rua Ernesto Alves, 760, em frente à praça da antiga Estação Férrea, no Centro. O horário de atendimento é das 12 horas às 19 horas.

Publicidade

Em Vera Cruz, situação oposta

A quatro meses do prazo final para o cadastramento biométrico dos eleitores de Vera Cruz, a procura da população do município pelo registro está abaixo do esperado. Até agora, 42,43% dos eleitores – cerca de 8.314 – fizeram o cadastro. A estimativa da 40ª Zona Eleitoral era de que pelo menos metade dos 19.587 votantes já tivesse passado pelo processo. O cadastramento em Vera Cruz chega ao fim no dia 14 de março do ano que vem. Quem perder o prazo terá o título de eleitor cancelado e a reativação do documento – feita mediante o cadastro das digitais – leva em média 45 dias. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.