Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Queda de doações faz Hemovida pedir ajuda da população

A pouco mais de uma semana para o Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado no dia 25 de novembro, o apelo é para que os santa-cruzenses voltem a doar. Se em novembro do ano passado a notícia era de alta no número de doações de sangue, neste ano o pedido é de ajuda. O Hemovida alerta a população para a queda de doações, o que compromete o estoque do banco de sangue.

Atualmente, a média é de 10 a 15 doações por dia. Para suprir as necessidades do banco, e em um mês de bom fluxo, são realizadas de 20 a 25 doações diárias, conforme um dos enfermeiros responsáveis pelo Hemovida, Cezar Rodrigo Priebe. Segundo ele, uma das possíveis razões para a queda é o intervalo mínimo entre doações. “Muita gente doou na época da Oktoberfest, para ter o benefício do desconto. Agora, neste período pós-Oktober, precisam esperar”, comentou.

Nos últimos 30 dias, de maior baixa, a preocupação aumenta. Atualmente, o problema é só o estoque. Entretanto, se a média de doações de sangue permanecer baixa, o Hemovida pode enfrentar sérios problemas. “Se continuar assim, pode faltar sangue em 20 dias”, alertou Priebe.

Publicidade

Dúvidas podem ser tiradas pelo número (51) 3056-2103 ou pelo e-mail [email protected].

SAIBA MAIS

O horário de atendimento do banco de sangue é das 7h30 às 13 horas, de segunda a sexta-feira

O Hemovida fica junto ao Hospital Santa Cruz (HSC), na Rua Fernando Abott, nº 174, no Centro

Publicidade

A doação pode ser feita por pessoas entre 18 e 70 anos, com, no mínimo, 50 quilos

Jovens de 16 e 17 anos também podem ser doadores, desde que sejam acompanhados de pais ou responsáveis

É preciso estar em bom estado de saúde, descansado e bem alimentado, além de não ter fumado nem ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas antes da coleta

Publicidade

A doação não pode ser feita por pessoas que tenham sido diagnosticadas com hepatite após os 11 anos de idade, mulheres grávidas ou que estejam amamentando

Após a realização de tatuagem, deve-se esperar o período de 12 meses

Gripe e cirurgias, nos últimos 15 dias, impossibilitam a doação, bem como estar tomando antibióticos

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.