Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Capacitação

IBGE começa treinamento para o Censo Agropecuário

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começou nesta segunda-feira em todo o Brasil o treinamento dos recenseadores que atuarão  na coleta de dados para o Censo Agropecuário  2017. Na região de Santa Cruz do Sul, que abrange 14 municípios, os 98 aprovados para desempenhar essa função foram distribuídos nos polos de Santa Cruz, Rio Pardo, Encruzilhada do Sul, Barros Cassal, Vale do Sol e Venâncio Aires para a qualificação. Eles estão sendo capacitados pelos agentes censitários supervisores, os quais foram treinados no período de 11 a 16 deste mês e agora estão repassando as informações.

Na qualificação, os recenseadores estão aprendendo a definição dos conceitos do censo, quais os procedimentos que terão que adotar em campo para identificação dos estabelecimentos agropecuários, como aplicar o questionário eletrônico, o planejamento do roteiro de trabalho e como manusear o equipamento (computador) que usarão, entre outras questões. O treinamento em Santa Cruz está ocorrendo na sala Imbuia, na sede da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). Conforme o chefe da agência do IBGE em Santa Cruz do Sul, Luiz Eduardo Braga, ocorreram algumas desistências, mas já foram feitas as substituições. 

O treinamento é realizado pela manhã e à tarde e se estenderá até esta quinta-feira. Neste último dia haverá uma prova, eliminatória, para verificar o aprendizado que os participantes tiveram no treinamento. “Essa prova vai determinar a nota final deles e os aprovados serão contratados”, explica Braga. Na capacitação, os recenseadores já estão utilizando o equipamento  com o qual trabalharão na coleta de dados. Concluído o treinamento, serão definidos os setores censitários (locais) em que cada recenseador trabalhará. 

Publicidade

Também após finalizado o curso sobre o censo, será feita a contratação dos aprovados para a função. Em Santa Cruz do Sul, município que foi dividido em 35 setores censitários, deverão atuar nove recenseadores. Para utilização durante a realização do trabalho, todos receberão crachá, colete, boné e bolsa para guardar o material, com identificação do Censo Agropecuário 2017.

O início do trabalho de campo está previsto para 1º de outubro. A coleta de dados para o 10º Censo Agropecuário do IBGE ocorrerá ao longo de cinco meses. Durante esse período, os recenseadores irão visitar mais de 5,2 milhões de estabelecimentos agropecuários em todo o País. Os resultados do censo devem começar a ser divulgados pelo IBGE em 2018. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.