A 11ª Rústica Estadual de Santa Cruz do Sul, alusiva aos 139 anos do município, ocorre neste domingo, 24. A programação se desenrola em frente ao Parque da Oktoberfest. Às 8 horas tem início a caminhada, com livre participação mediante doação de 1 quilo de alimento não perecível ou 1 litro de leite longa vida. Já às 9 horas, acontece a largada dos menores e, a partir das 10 horas, largada dos adultos.
Os demais participantes, bem como o público que for prestigiar a atividade, também são convidados a levar donativos, que serão repassados à Associação de Auxílio aos Necessitados (Asan). Ao menos 900 pessoas de todas as idades estão inscritas para a corrida. Com a caminhada, a expectativa é de que se ultrapasse os 1 mil envolvidos.
Uma ampla estrutura de apoio e serviços estará montada, inclusive com distribuição de erva-mate e água quente. O patrocínio é do Município de Santa Cruz do Sul, promoção da Rádio Gazeta, apoio da Unimed VTRP, Cigha, Germani Alimentos, 7º BIB, Unisc e Dr. Shape e realização da Gazeta Grupo de Comunicações.
Publicidade
Horários das largadas no pórtico do Parque da Oktoberfest
Caminhada – 8 horas (4,6 mil metros)
Menores – 9 horas (1,6 mil metros)
Menores – 9h05 (2,4 mil metros)
Adultos – 10 horas (3 mil metros)
Adultos – 10h10 (4,6 mil e 9,2 mil metros)
Setembro Amarelo
Publicidade
No dia das provas da 11ª Rústica Estadual de Santa Cruz, os primeiros 250 atletas que efetuaram o pagamento estarão com uma camiseta amarela, fornecida pela organização. O objetivo é chamar a atenção para o Setembro Amarelo, campanha que existe desde 2015 para alertar a população em relação ao suicídio. O evento irá divulgar o trabalho do Centro de Valorização da Vida (CVV), que atende pessoas pelo número 188 de forma gratuita ou pelo site cvv.org.br/chat.
O tema do Setembro Amarelo deste ano, definido pela Associação Internacional de Prevenção do Suicídio (Iasp) é Doe um minuto, mude uma vida. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil registra 32 casos de suicídio por dia. Das 20 cidades com maiores índices, 11 estão no Rio Grande do Sul.
Em Santa Cruz do Sul, o CVV tem sede na Rua Tenente Coronel Brito, junto ao Corpo de Bombeiros. Além de apoio emocional por telefone, também realiza atendimento presencial das 16h30 às 20h30. Para se tornarem voluntários do CVV Santa Cruz do Sul, interessados podem fazer um cadastro no site cvv.org.br. Em breve haverá nova turma de capacitação. Outras informações podem ser obtidas na página do CVV de Santa Cruz no Facebook ou pelo e-mail [email protected].
Publicidade