Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

ESF Boa Vista cria herbário com mais de 20 plantas

Há 16 anos, a aposentada Nélsi Lincke, de 69 anos, sofre de pressão alta. Por conta disso, ao menos uma vez ao mês ela e mais 15 pessoas participam de encontros para hipertensos e diabéticos na Estratégia de Saúde da Família Boa Vista (ESF). “Aqui a gente se encontra com os amigos e aprende muita coisa. Teve até um curso de como aproveitar melhor as frutas e verduras”, conta.


Nélsi Lincke

Nesta quarta-feira, 13, o grupo de Nélsi teve mais uma atividade diferenciada. Depois de conversarem sobre o Setembro Amarelo, mês que tem como tema o suicídio, cada integrante recebeu mudas de chás para a formação de um herbário no pátio da unidade de saúde. Mais de 20 pneus receberam as plantas. Capim cidreira,  alecrim, alcachofra, manjerona, salsa, espinheira santa, funcho e boldo estarão à disposição para uso da comunidade.

Publicidade

De acordo com a coordenadora da ESF,  enfermeira Rosane Ernst, a atividade está dentro das práticas integrativas e complementares estabelecidas pelo Ministério da Saúde. “Além de passarmos orientações sobre os cuidados com a saúde, nosso objetivo é também envolver os usuários com ações práticas”, explicou. A próxima etapa será elaborar um panfleto para distribuir aos frequentadores da unidade, com explicações sobre a finalidade de cada planta. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.