Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

País

Em Brasília, Telmo pede apoio à cadeia produtiva do tabaco

O prefeito de Santa Cruz do Sul e presidente da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco), Telmo Kirst, cumpre agenda em Brasília. Nesta terça-feira, 22, Telmo se reuniu com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, e entregou um documento no qual ressalta a importância social e econômica do tabaco para o Brasil. O prefeito ainda solicitou que o responsável pela pasta envie um comunicado à Presidência da República e demais ministérios pedindo apoio à cadeia produtiva do tabaco.

No documento, a Amprotabaco pede que o governo se manifeste junto às representações e missões do Brasil nos fóruns e organismos internacionais, sustentando posicionamento contrário a qualquer proposta de controle do setor com vistas a sua exclusão e pela manutenção do produto nas negociações de tratados comerciais que o país venha a acordar.

A associação pede ainda que o Governo Federal reverta a decisão do Acordo Comercial do Mercosul e União Europeia, que exclui o tabaco da oferta de produtos. Neste sentido, a expectativa é favorável, já que em setembro e outubro acontecerão reuniões, em Bruxelas e Brasília, respectivamente, entre os negociadores sobre acesso a mercados, com a inclusão de novos itens agrícolas.

Publicidade

Na audiência, além do prefeito Telmo Kirst, também estiveram presentes a senadora Ana Amélia Lemos, o presidente da Abifumo, Carlos Galant; o diretor da Afubra, Marco Dornelles; o consultor executivo da Amprotabaco, Dalvi Soares, e o secretário executivo da Amprotabaco, Régis de Oliveira Júnior.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.