Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Estradas

Duplicação da BR-290 avança, mas apenas em Pantano Grande

Retomadas em agosto do ano passado, as obras de duplicação da BR-290, entre Eldorado do Sul e Pantano Grande, estão paradas em três dos quatro lotes. O lote 4, que se estende do quilômetro 215, no perímetro urbano de Pantano Grande, até o quilômetro 228, que marca o fim desse trecho, já em direção a Cachoeira do Sul, é o único onde os trabalhos seguem em andamento. Antes do recomeço, em 2016, as obras ficaram paradas durante um ano e meio.

Segundo a Superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Estado, o cronograma estabelecido em junho do ano passado, para utilização dos recursos disponíveis para 2016/2017, está sendo cumprido sem atrasos. O órgão informou ainda que os recursos disponibilizados pelo governo federal permitem só a execução plena da terraplenagem e a drenagem entre os quilômetros 218,5 e 228, o entorno do viaduto do quilômetro 215,2 (junto à Raabelândia), inclusive com a pavimentação da duplicação entre os quilômetros 215,2 e 216, compreendendo também as ruas laterais deste segmento. A conclusão dessas obras está prevista para dezembro deste ano.

O restante do trecho, entre os quilômetros 209 e 215,2, vai demandar prorrogação de prazo e nova dotação orçamentária. Ainda não há estimativa de conclusão de toda a obra devido aos recentes cortes orçamentários do governo federal.

Publicidade

Conforme o Dnit, já foram executados 75% da terraplenagem, 80% dos bueiros e 40% das cercas novas do lote 4. No perímetro urbano de Pantano Grande, 60% dos desvios foram feitos, faltando ainda a pavimentação asfáltica, que não foi executada na semana passada em razão das baixas temperaturas. No momento, as equipes trabalham nos aterros e bueiros do quilômetro 219 ao 221 e continuam os desvios no perímetro urbano de Pantano Grande.

Segundo o prefeito de Pantano, Cássio Nunes Soares, as equipes estão concluindo o asfaltamento das vias laterais entre os quilômetros 215 e 216, e os trabalhos seguem em plena atividade. “O foco era nas ruas paralelas até o momento, pois os condutores vão precisar utilizar essas vias como desvio. A partir de agora, vão dar início à elevada”, explicou.

O viaduto, conforme Soares, terá uma parte de concreto armado, com vão livre de 90 metros, e áreas de aterro com cerca de 300 metros para cada lado. Sobre a geração de empregos, o prefeito afirmou que cerca de 80 vagas foram criadas. “Já deu uma boa incrementada, mas não plenamente. Acredito que esse número pode dobrar ainda.” 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.