Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Rio Pardo

Educação e literatura em evidência até esta sexta-feira

Rio Pardo vive uma semana intensa de eventos culturais. No Clube Literário e Recreativo ocorrem o 25º Seminário Estadual de Língua Portuguesa e Literatura Rio-Grandense e o 21º Fórum de Educação. 

Nesta quarta-feira, 450 participantes acompanharam pela manhã uma palestra de Sergius Gonzaga, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), sobre Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade. À tarde, Izaura da Silva Cabral, professora do Instituto Estadual Ernesto Alves, falou sobre o horizonte de expectativas do leitor criança. Outra atividade foi o painel com os escritores locais Maria Loreci da Rocha Lemes, Rogério Lima Goulart e Rafael Borges Rodrigues. Um encontro musical com Neco Machado e a apresentação do Coral Municipal de Vera Cruz fecharam a programação.

Elenor José Schneider, pró-reitor de Graduação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), ocupa a função de coordenador geral do evento desde a quinta edição. Ele exaltou o fato de o recorde de participantes ter sido batido neste ano. “Fiquei impressionado com a adesão. É essencialmente voltado aos professores, mas muitas pessoas da comunidade participam. Ao alcançar 25 anos, é uma demonstração de qualidade do que é ofertado. Muitas pessoas vêm de longe para fazer parte”, disse o professor. 

Publicidade

Schneider também salientou que a programação visa dar respostas que o público procura. “O professor deve se qualificar constantemente. O evento é uma oportunidade para isto: discutir temas de interesse direto na atuação em sala de aula”, completou.

Feira do Livro também é atração

A 29ª Feira do Livro em Rio Pardo é realizada pela Secretaria de Educação em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc). Oito bancas de livros foram montadas na Rua Almirante Alexandrino, ao lado da Prefeitura. O patrono deste ano é o professor e escritor rio-pardense Osvaldo Arthur Menezes Vieira. 

Publicidade

Neurociência, produção textual e ética entre os temas  

Nesta quinta-feira o presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia, Luiz Antônio Corrêa, abrirá os trabalhos às 8h15 para falar sobre neurociência e educação. Às 10 horas, será a vez de Ricardo Timm de Souza, da Ufrgs, que abordará a ética como fundamento radical da ação humana. O professor e escritor Walmor Santos irá discutir a produção textual a partir do miniconto às 13h30. Às 19 horas haverá a peça Retrato – Revelando Histórias, da companhia Teatro Luz & Cena, de Novo Hamburgo, com texto e direção de Elisa Machado. 

Nesta sexta-feira, às 8h15, Maria Inez Flores Pedroso fará uma palestra sobre a arte teatral no espaço escolar. Às 10 horas, a importância do texto literário no processo de formação do leitor estará na pauta da pedagoga Maria Helena Zancan Frantz. Já às 13h45, Cátia Mello da Silva Silveira, da Escola Olavo Bilac, vai dar dicas de como ser campeão nacional em redação. Para encerrar, às 15 horas, Alex Duarte, empreendedor social, publicitário e escritor, vai ministrar a palestra Ninguém é igual a ninguém, ainda bem. Durante a manhã, o escritor santa-cruzense Mauro Klafke vai lançar o livro de poemas Arquitetura dos afetos pela Editora Gazeta. A obra conta com fotografias de Lula Helfer.

Publicidade

A secretária de Educação, Michelle Zawadski, ressalta que além dos professores da rede pública e particular de nove municípios, há alunos do magistério e psicólogos entre os participantes. “Todos os interessados em questões sobre literatura e educação estão convidados a participar.” A inscrição custa R$ 100,00 e ainda pode ser feita. O participante receberá um certificado. A taxa deve ser depositada no Banrisul, agência 338 e conta 04.023582.0-7. Para educadores da rede municipal, o desconto é de 50%. Para a rede estadual e particular, é de 40%. Para ver palestras específicas, o valor é de R$ 30,00.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.