Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Começa a ampliação da estação de tratamento de água do Bairro Pedreira

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) comunicou nesta quarta-feira, 12, à Prefeitura de Santa Cruz do Sul que já assinou a ordem de início da obra que vai ampliar em 20% a capacidade de produção de água no município. A promessa é de que isso amenize os crônicos problemas de desabastecimento.

Anunciada em 15 de março, a obra foi uma das primeiras lançadas pela Corsan para reagir à crise instalada após a sequência de dias de falta de água em diversos bairros na virada do ano e no feriadão de Carnaval. Ao todo, a estatal vai investir R$ 1,8 milhão na ampliação da estação de tratamento de água (ETA) do Bairro Pedreira.

A exemplo de um modelo já existente em outros municípios, serão implantados três módulos junto à ETA. Com o investimento, a produção no complexo aumentará em 300 mil litros por hora – hoje, são produzidos 1,5 milhão de litros por hora. A obra, que será executada por uma empresa de Porto Alegre, tem prazo de quatro meses, o que significa que ficará pronta em meados de novembro, às vésperas do verão.

Publicidade

Segundo o superintendente regional da Corsan, José Epstein, embora os principais gargalos do sistema de abastecimento estejam na distribuição e não na produção, a ampliação da capacidade na ETA vai proteger o município nos períodos mais quentes, quando há um acréscimo significativo no consumo. Além disso, também vai permitir à companhia manter os reservatórios em níveis mais elevados, o que faz com que, quando há uma interrupção no fornecimento, demore mais tempo para faltar água nas casas. “E a produção maior garante o abastecimento por um período de mais dois ou três anos, mesmo com o crescimento vegetativo da população”, complementa Epstein.

Na reunião de ontem com a Comissão Municipal de Saneamento, dirigentes da Corsan também confirmaram a publicação do edital para contratação de uma empresa que atuará nos pontos críticos do sistema, em paralelo à Corsan. O contrato terá duração de dois anos e deve ser assinado até o início de outubro. A empresa terá que reduzir em 20% as perdas de água e substituir 30 quilômetros de redes. 

Obra da nova adutora avança

Publicidade

A primeira fase da obra de implantação da nova adutora de captação de água bruta de Santa Cruz, que teve início em meados de maio, deve ser concluída em até 60 dias, segundo a Corsan. Essa etapa inicial corresponde a uma extensão de 1,3 quilômetro entre a Rua Bela Vista e a ETA. Na segunda parte, que será a extensão da ETA até o Lago Dourado, vai ser licitada em agosto e concluída ainda este ano.

Ao todo, o investimento é estimado em R$ 1,3 milhão. A estrutura permitirá a desativação de duas adutoras antigas que estão em operação hoje e rompem com frequência. Além de praticamente imune a rompimentos, a nova adutora também vai ampliar o volume de água que é transportado à ETA, já que terá um diâmetro maior (500 milímetros).

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.