Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Maré positiva

Frigoríficos são fontes de empregos em Venâncio Aires

Enquanto a taxa de desemprego bate recorde no País e atinge 13,7%, Venâncio Aires, à exemplo de Santa Cruz do Sul, gera emprego: foram 4.636 novos postos criados nos cinco primeiros meses do ano. Puxado pela indústria, a geração de trabalho na Capital do Chimarrão se expande não só por conta das indústrias de tabaco. Os frigoríficos, responsáveis por comercializar proteína animal no Estado e País afora, ajudam a manter a economia do município pujante. 

Dados do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fumo, Alimentação e afins (Stifumo) apontam que, entre 2015 e 2017, o índice de empregabilidade entre os cinco principais frigoríficos de Venâncio – área que abrange ainda Passo do Sobrado e Mato Leitão – aumentou 15,18%. São 554 empregados, ante 514 no ano passado e 481 em 2015.  Conforme o presidente da entidade, Ricardo Sehn, a produção de carne tem proporcionado uma injeção de ânimo ao município. “Não fosse alguns problemas comerciais enfrentados por um frigorífico específico, o crescimento poderia chegar a 25%”, afirma. 

Um dos negócios que expandiu a produção e teve incremento de 27% na geração de postos de trabalho nos últimos dois anos foi o Frigorífico Kroth. Localizado em Linha Santa Emília, no interior de Venâncio, a empresa familiar que começou como um pequeno abate nos anos 60, emprega hoje 200 funcionários. Segundo um dos diretores do frigorífico, Fábio Kroth, carnes de primeira e segunda linha são comercializadas para praticamente todas as pontas do Rio Grande do Sul e algumas regiões de Santa Catarina. Ao todo, são 180 municípios que recebem os produtos com o selo Kroth.  

Publicidade

O segredo da administração para fechar a conta no positivo e passar longe das temidas demissões em massa está no planejamento. “A principal ação para não tropeçar diante da crise foi se antecipar. Depois de muito estudo, abrimos novos mercados e agregamos valor à marca apostando também em carnes mais nobres”, conta. Não é a toa que, no mesmo ritmo em que indústrias espalhadas pelo País precisaram dispensar consideráveis fatias do quadro efetivo, o Frigorífico Kroth contratou. Entre 2015 e 2017, foram 43 novos empregos.

“Procuramos crescer devagar, mas com consciência, ocupando espaços que outros frigoríficos foram deixando”. Outra estratégia adotada pelos irmãos Kroth é evitar trabalhar com grandes redes. “Os pequenos negócios dão mais atenção à qualidade do produto e nessa sistemática de valorizar a marca, nossa preferência é ir ao encontro dos pequenos açougues e supermercados e explicar a procedência da nossa carne”, finaliza.

Publicidade

Aposta em novos investimentos

Em Vila Mariante, o Frigorífico Boi Gordo é outro exemplo que emprega, expande e investe. Com 119 funcionários,  comercializa seus produtos de origem bovina para São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina, além do Rio Grande. Um dos motivos do crescimento de 28% no número de empregados nos últimos dois anos foi a aposta na excelência. De acordo com o responsável pelo setor financeiro, Ronaldo Roberto Rocha, o resultado da ampliação do mercado e crescimento na produção do alimento já será aplicado em melhorias na estrutura. “Estamos com investimento previsto de R$ 1 milhão para este ano. A ideia é incrementar a capacidade de refrigeração e ampliar o espaço para abate”, complementa. Em média são abatidos, hoje, cerca de 350 animais por dia no frigorífico.

Oportunidade para os jovens

Publicidade

Faz pouco mais de um ano que Jacson Vilmar Santiago, 20 anos, deixou o emprego anterior em um engenho de arroz para iniciar nova etapa no Frigorífico Kroth. Contratado para atuar no setor de desossa, o jovem cumpre carga horária de aproximadamente oito horas diárias e hoje consegue se sustentar sem o auxílio dos pais. “Esse novo emprego possibilitou a minha independência. Também consigo guardar um dinheirinho. É de grão em grão que a galinha enche o papo”, brinca.

Com a nova oportunidade, Santiago afirma que tem planos de crescer no setor. Gosto de trabalhar com carne e entendo a importância desse alimento. É por isso que procuramos fazer tudo muito certo para que não haja problemas depois”. Dentre as exigências cumpridas à risca, ele destaca a higiene. Antes de entrar para a sala onde atua ao lado de outros 15 colegas, precisa, obrigatoriamente, passar pela barreira sanitária. Neste momento são verificados cabelo, unhas, barba e também a limpeza da faca que irá utilizar nas horas seguintes. “Tenho ambição de crescer aqui e vou trabalhar para alcançar esse objetivo”, finaliza empolgado.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.