Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Carnaval

Abandono de alegorias chama atenção em Santa Cruz do Sul

Cercado de polêmicas neste ano, o Carnaval de Santa Cruz do Sul ainda está dando o que falar. Dessa vez, o que chama a atenção é o descaso com alegorias emblemáticas da folia, como o leão da Imperatriz do Sol, a águia da Acadêmicos do União e o tigre da Imperadores do Ritmo. As peças, assim como estruturas de carros alegóricos e restos de fantasias, estão abandonadas em um espaço cedido pela Prefeitura, localizado na Rua 28 de Outubro. Sem nenhuma proteção, ficam submetidas à chuva e sol.

O presidente da Associação de Entidades Carnavalescas de Santa Cruz do Sul, Fábio Nunes, eleito na semana passada, afirma que tomou conhecimento dessa situação depois de assumir a diretoria. Ele confirmou que as peças estão lá desde o ano passado e que a responsabilidade sobre os materiais é das escolas de samba. Para resolver o problema, o novo presidente apontou como alternativa a construção de um galpão em uma área pertencente à Sociedade Cultural e Beneficente União. A ideia, no entanto, ainda precisa ser debatida com os dirigentes das agremiações.

Depois de resolver onde erguer o galpão, Nunes pretende formalizar o projeto e entrar em contato com o poder público, para angariar ajuda. Segundo o presidente da associação, a construção de um local semelhante ao Porto Seco, de Porto Alegre, resolveria dois problemas: as escolas teriam um espaço para a construção dos carros alegóricos e para guardá-los durante todo o ano, possibilitando o reaproveitamento de materiais. “As comunidades teriam um espaço para utilizar sempre que quisessem, só teriam gasto com água e energia elétrica”, observou.

Publicidade

Um dos benefícios desse local seria a concentração de todas as escolas em um só lugar, ainda que cada uma tivesse seu próprio espaço. Isso vai ao encontro de um dos objetivos da gestão de Nunes, que pretende buscar a união das agremiações em favor do fortalecimento do Carnaval. “Se eu conseguir colocar todas as pendências em dia e reerguer o Carnaval, com transparência, já vou estar satisfeito. Depois, a coisa vai melhorando”, ponderou.
A assessoria de comunicação da Prefeitura não se manifestou, alegando que a responsabilidade pelo material não é da administração municipal.

Principal objetivo é a retomada dos desfiles em 2018

Desde que assumiu a presidência da Associação de Entidades Carnavalescas de Santa Cruz do Sul, Fábio Nunes está trabalhando para que os tradicionais desfiles de rua sejam retomados no próximo ano. Para que esse desejo se torne realidade, a ideia é que as comunidades se mobilizem e encontrem opções de captação de recursos financeiros, que é o maior desafio para a realização da folia.

Publicidade

Em entrevista à Rádio Gazeta, Nunes confirmou que as cinco escolas registradas na associação já demonstraram interesse em refazer os desfiles. Além delas, a Gaviões da Zona Sul busca filiação. Conforme estatuto da entidade, a agremiação não pode competir no ano que vem, mas provavelmente já realize uma apresentação. O mandato da nova diretoria é de dois anos.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.