Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Jornalista Romeu Neumann se torna Cidadão Honorário

Um dos jornalistas mais respeitados do Vale do Rio Pardo foi homenageado pela Câmara de Santa Cruz do Sul ontem à noite. Romeu Inácio Neumann, que atua há 38 anos junto à Gazeta Grupo de Comunicações, recebeu o título de Cidadão Honorário, a maior distinção concedida pelo Município.
Proposta por Francisco Carlos Smidt (PTB), a honraria havia sido aprovada por unanimidade pelos vereadores ainda no ano passado. Em seu pronunciamento durante a sessão solene, Carlão destacou passagens da vida pessoal e profissional de Neumann – que, na condição de diretor-secretário da Gazeta do Sul, esteve à frente por 25 anos da gestão editorial de um dos principais jornais do interior do Rio Grande do Sul e teve participação decisiva na sua expansão e modernização.  

“Ele é um belíssimo exemplo a ser seguido e possui uma trajetória não só na Gazeta, mas na comunidade”, afirmou o parlamentar, acrescentando que Neumann tem, entre suas qualidades, a “cumplicidade, simplicidade, profissionalismo, humanismo e o fino trato”. Na ocasião, Carlão ainda fez a leitura de um texto de autoria do também jornalista Mauro Ulrich e subscrito por outros colegas de Neumann, no qual o homenageado é elogiado pela sua “sensatez e equilíbrio”, bem como pela gentileza e boa educação.

A sessão, que contou com intervenções musicais do coral do Centro Cultural 25 de Julho, foi acompanhada por toda a direção da Gazeta Grupo, incluindo o diretor-presidente André Luís Jungblut, além de familiares e outros convidados de Neumann.

Publicidade

“Imensa honra e profunda gratidão”

Nascido em 1955 na localidade de Quarta Linha Nova Alta, e um dos cinco filhos de um casal de agricultores, Neumann iniciou seu discurso falando sobre sua família e lembrando o esforço feito pelos pais para que pudesse ter acesso aos estudos. Narrou o período de 11 anos em que foi seminarista, a formação superior em Filosofia, a experiência como professor no antigo Colégio Sagrado Coração de Jesus e o início da carreira como jornalista, em 1977, como repórter do Riovale Jornal e correspondente da Companhia Jornalística Caldas Júnior. Lembrou ainda de sua passagem, por uma década, pela assessoria de imprensa da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e fez menção a diversas pessoas que participaram dessa caminhada – muitas delas presentes no plenário.

Na sequência, falou sobre seu ingresso e ascensão na Gazeta, que classificou como “a mais rica experiência profissional que podia imaginar”. Recordou que, no período em que esteve à frente da Gazeta do Sul, o jornal passou a ter edição diária, ganhou um projeto gráfico personalizado, ampliou o seu raio de cobertura (passando a publicar o noticiário nacional e mundial, além do local) e a redação foi informatizada. “Fazer jornal não é agradar, é informar”, disse. Neumann, que fez menção ao fato de ser conhecido na cidade como “Romeu da Gazeta”, agradeceu as oportunidades e o apoio recebidos na empresa e a convivência com os colegas. “Se há um mérito que reconheço, é de sempre ter me cercado de profissionais competentes e de pessoas corretas.” Agradeceu ainda a honraria concedida pela Câmara, afirmando sentir “imensa honra e profundo sentimento de gratidão”.

Publicidade

Desde março de 2016 integrando o conselho consultivo da Gazeta, Neumann é casado com a professora Marli da Silva Gomes Neumann e pai de três filhos: Fernando Henrique, Anna Paula e César Augusto.

Polícia Federal recebe homenagem

Além de Neumann, os vereadores homenagearam, na mesma sessão, a Polícia Federal, em alusão aos 12 anos da presença do órgão em Santa Cruz. A iniciativa partiu de Gerson Trevisan (PSDB). Em seu discurso, ele lembrou os momentos-chave da trajetória da PF no município, desde a instalação de um posto em meados de 2006, passando pela aprovação da implantação da delegacia no ano seguinte até a inauguração do prédio próprio, com 40 salas e 1,7 mil metros quadrados de área construída, em 2013. Ressaltou ainda a importância da força no combate à corrupção no País.

Publicidade

Presente na sessão, o delegado titular Gustavo Schneider destacou o fato de a delegacia local abranger 59 municípios e ser a mais recente do interior gaúcho, fez elogios à qualidade do efetivo, frisou algumas das operações já realizadas (que chegam a uma média de duas grandes operações por ano) e agradeceu o apoio da comunidade. “Segurança pública é uma conquista da sociedade. Se a nossa Constituição garante diversos direitos, sem a segurança pública não teríamos a mesma fruição”, disse.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.