Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Trânsito

Tem muita gente pisando fora da faixa de pedestre

Embora a maior parcela da responsabilidade de evitar acidentes recaia sobre os motoristas, a postura correta dos pedestres pode salvar vidas – principalmente, a deles mesmos. No ano passado, só a Brigada Militar registrou 31 atropelamentos em ruas de Santa Cruz do Sul. A falta de atenção – ou conscientização – de quem caminha pode ser verificada cotidianamente na cidade.

Além dos constantes flagrantes de gente que atravessa fora da faixa de segurança, disputando espaço entre os carros, o desrespeito às sinaleiras para pedestres também chama a atenção. Bastaram dez minutos no cruzamento da Marechal Floriano com a Júlio de Castilhos, um dos pontos mais movimentados da cidade, para a reportagem contabilizar 79 pessoas que não tiveram paciência para esperar o sinal verde. 

Foi o caso de uma aposentada de 73 anos, que acompanhou um grupo que atravessou no vermelho, sem se dar conta do perigo. “As pessoas passaram e fui junto. Observo mais é se vêm carros, porque só estar na faixa não basta. Algumas vezes me arrisco, como fiz hoje”, comentou a mulher, que preferiu não ser identificada.

Publicidade

Buscando reduzir o número desses episódios, a Prefeitura começou uma campanha de conscientização. A força-tarefa formada por equipes das secretarias de Transportes e Serviços Urbanos, de Educação e de Comunicação está atuando nas escolas. “É importante porque a criança passa para os pais o que aprendeu  e cobra deles”, explica o secretário de Transportes, Gerson Vargas. Desde o início do ano letivo, equipes da fiscalização do trânsito estão visitando as escolas públicas para fazer palestras e reforçar a segurança dos alunos na rua.

Estudantes da escola José Leopoldo Rauber, os irmãos Maísa, de 5 anos, e Ramon, 7, receberam orientações e folders dos fiscais antes de seguirem para casa com a mãe, Elisângela Alves dos Santos, 37. A família mora no Bairro Rauber, perto da escola, mas  Elisângela não abre mão de buscar os pequenos. Ela teme acidentes. “Não é bom deixar eles sozinhos porque tem muito movimento no início e no fim das aulas. Temos que cuidar sempre.”

Alvo da campanha são as crianças, bem mais receptivas

Publicidade

A mobilização da Prefeitura  começou com  o reforço da pintura de 77 faixas de segurança e elevadas perto das escolas. Agora, os fiscais atuam na entrega de panfletos, em palestras e dicas. “Nossa maior preocupação é com as crianças em frente a escolas e creches. Percebemos que elas atravessam correndo ou mexendo no celular”, comenta o secretário Gerson Vargas. 

Os coordenadores de projetos de educação no trânsito, Jaqueline Jimlaki e Person Martinazzo, destacam a importância de educar o público infantil. “Buscamos atingir crianças menores porque elas se comunicam mais, em casa e com coleguinhas. É uma semente que se espalha mais rápido. E elas atentam a informações”, explica o fiscal de trânsito. “Eles são o nosso futuro. Futuros motoristas e pais”, complementa Jaqueline. 

Entre os principais erros observados pelos fiscais nas imediações das escolas estão a travessia fora da faixa de segurança – mesmo que próximo dela – e a distração com o celular. Já nos veículos, muitos pais e filhos andam sem o cinto de segurança e até sem capacetes, em motos, com a justificativa de que a moradia fica perto da escola.

Publicidade

COMO ATRAVESSAR COM SEGURANÇA

– Preste atenção no fluxo de veículos.
– Evite mexer no celular enquanto realiza a travessia.
– Respeite a sinaleira de pedestres.
– Faça a travessia na faixa e em linha reta.
– Segure a criança pelo pulso para ter maior controle sobre ela.
– Não deixe a criança atravessar desacompanhada.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.