Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Dia da Mulher tem programação diversificada

Comemorado nesta quarta-feira, 8, o Dia Internacional da Mulher foi criado durante uma convenção internacional de mulheres trabalhadoras na Dinamarca, em 1910, para celebrar a luta histórica do sexo feminino pela igualdade de gênero. Se direitos básicos foram conquistados ao longo do último século, como estudar, trabalhar formalmente, votar e ter participação na vida pública, ainda há muito a ser reivindicado. Em 2015, por exemplo, o Brasil ocupou o último lugar no ranking sobre desigualdade salarial entre homens e mulheres. Além disso, é o quinto país que mais mata mulheres no mundo e tem menos de 10% dos cargos de diretoria ocupados pelo sexo feminino. Reforçando o aspecto político da data, que vai muito além de mimos e presentes, Santa Cruz do Sul vai contar com uma programação diversificada ao longo desta semana. 

A partir das 9 horas da manhã a Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc) sedia uma painel sobre “A questão da mulher na América Latina”, trazendo um histórico das lutas e experiências femininas nesse contexto, por meio da fala das professoras da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Cheron Moretti e Grazielle Brandt. A atividade encerra ao meio-dia. Às 14 horas, as participantes do evento integram o ato público Nenhum Direito a Menos, na Praça Getúlio Vargas, que acontece das 10 horas às 16 horas, organizado por movimentos sociais e sindicatos do município com apoio da Prefeitura. No encontro, o Centro Municipal de Atendimento à Sorologia (Cemas) fará uma intervenção sobre o aumento de casos de HIV entre as mulheres. Já o Escritório de Defesa dos Direitos da Mulher promoverá aulas públicas sobre a reforma da Previdência, entre o meio-dia e as 13 horas. 

Às 19 horas, uma parceria entre Sesc, Senac, Fecomércio, Sindilojas e Renata Tolotti Life Coach promove no Espaço Camarim o encontro Mulheres que influenciam em 2017. O evento tem com principal objetivo melhorar a autoestima das mulheres, incentivando a luta por seu espaço no mercado de trabalho e o reconhecimento do seu papel na sociedade. Na ocasião, haverá um workshop de automaquiagem com Daísa Teixeira; palestras Os segredos da mente campeã, com  Renata Tolotti e Cinco dicas da Judith para sua empresa voar mais alto, com Roberta Souza, além de um talk show sobre saúde, moda e bem-estar com a nutricionista Camila Schneider, a dermatologista Bruna Sobreiro e a jornalista Luana Rodrigues.

Publicidade

Na Unisc, a partir das 19h30, acontece uma roda de conversa sobre a violência contra a mulher. Uma das apoiadoras, a professora do Departamento de Ciências Humanas Gabriela Maia, conta que a ideia é discutir o machismo dentro do espaço acadêmico.

Sábado, a programação é voltada à prática de esportes no Sábado Mulher e 9ª Caminhada Rumo à Saúde e Beleza, na Praça Getúlio Vargas. A partir das 8h30 haverá mateada, serviços de saúde, ginástica e alongamentos com profissionais de Educação Física, além do programa Sábado Alegre, da Rádio Gazeta, a partir das 9 horas. Às 9h30 é o aquecimento para a caminhada, que começará às 10 horas. A largada será na Rua Ramiro Barcelos, na lateral da praça. Na volta, haverá distribuição de brindes e os programas Rádio Saúde e Sábado Alegre, da Rádio Gazeta, ao vivo do local, com entrevistas, debates com participações de profissionais da saúde e convidados. O evento é uma realização da Gazeta Grupo de Comunicações e Fhaty Di Larouffe, com apoio do Hospital Ana Nery, Senac, Associação dos Expositores do Brique e Município de Santa Cruz do Sul.

DESIGUALDADE E VIOLÊNCIA

Publicidade

Cinco mulheres são espancadas a cada dois minutos no País; 91% dos homens dizem considerar que “bater em mulher é errado em qualquer situação”.

A cada 100 mil mulheres, 4,8 são assassinadas no País.

O Brasil ocupa o 5º lugar no ranking de mulheres vítimas de homicídio.

Publicidade

89% das vítimas de estupro são mulheres com baixa escolaridade.

70% dos estupros são cometidos por parentes, namorados ou amigos/conhecidos da vítima. 

54% dos brasileiros conhecem uma mulher que já foi agredida por um parceiro; 56% conhecem um homem que já agrediu uma parceira. 

Publicidade

Uma em cada cinco mulheres considera já ter sofrido alguma vez “algum tipo de violência de parte de algum homem, conhecido ou desconhecido”.

O parceiro (marido ou namorado) é o responsável por mais 80% dos casos reportados.

A renda média de uma mulher com educação superior no País representa cerca de 62% da renda média de um homem com o mesmo nível de escolaridade.

Publicidade

As mulheres trabalham, em média, 7,5 horas a mais que os homens por semana.

Apesar da taxa de escolaridade das mulheres ser mais alta, a jornada também é.

Em relação às atividades não remuneradas, mais de 90% das mulheres declararam realizar atividades domésticas – proporção que se manteve quase inalterada ao longo de 20 anos, assim como a dos homens (em torno de 50%).

O Brasil ocupa o 85º lugar entre 145 países em nível de desigualdade de gênero.

Mulheres ocupam 7,5% das cadeiras dos conselhos de administração.

No ritmo atual, o salário entre homens e mulheres deve se igualar em 2085. 

Fontes: Data Popular/Instituto Patrícia Galvão, 2013; Mulheres Brasileiras nos Espaços Público e Privado (FPA/Sesc, 2010); Education at a Glance 2015: Panorama da Educação; IBGE; Ipea.

AGENDE-SE

HOJE

7h30 – O doce sabor do sucesso
O que é? Palestra sobre empreendedorismo com Elise Bertram, da Lisaruth Delícias Caseiras.
Local: Acisa Vera Cruz, Rua Carlos Werner, 233.
Confirmar presença pelo telefone 3718 1002.

9 horas – A questão da mulher na América Latina
O que é? Painel sobre a história das lutas e experiências das mulheres latinas
Local: Efasc, na Rua Dom Antônio Réis, 80, em Linha Santa Cruz.

10 às 16 horas – Ato público Nenhum Direito a Menos
O que é? Encontro para discutir a reforma da Previdência e a violência contra a mulher, com distribuição de material informativo.
Local: Praça Getúlio Vargas

19h30 – Roda de conversa sobre a violência contra a mulher 
O que é? Debates sobre igualdade de gênero e o machismo na universidade
Local: Unisc – Bloco 18 – Sala 1819 

19 horas – Mulheres que influenciam em 2017
O que é? Workshop de automaquiagem, palestras sobre a mulher no mercado de trabalho e talk show sobre moda, saúde e beleza
Local: Espaço Camarim, na Marechal Floriano, 332.
Ingresso: R$ 25,00 + 1 quilo de alimento não perecível

19h30 – Ação de Gênero e Violência contra a mulher: Políticas Públicas e estratégias de intervenção
O que é? Painel sobre violência contra a mulher.
Local: Escola Estadual Petituba.  

QUINTA-FEIRA

20 horas – Circuito de Músico Dércio Marques
O que é? Apresentação com a cantora e militante chilena Cecília Concha-Laborde
Local: Efasc, na Rua Dom Antônio Réis, 80, em Linha Santa Cruz.
Entrada gratuita.

SÁBADO

08h30 – Sábado mulher e 9ª Caminhada Rumo à Saúde e Beleza
O que é? Mateada, serviços de saúde, caminhada, distribuição de brindes e programas Rádio Saúde e Sábado Alegre, da Rádio Gazeta, ao vivo do local. 
Onde: Praça Getúlio Vargas

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.