Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Região

Meninos também começam a receber vacina contra HPV

Além das meninas, os garotos de 12 e 13 anos também começam a se prevenir do papiloma-vírus humano (HPV) no Vale do Rio Pardo. Este ano é a primeira vez que a vacina contra a doença será aplicada em meninos no País. Em Santa Cruz do Sul, cerca de 3.660 jovens de ambos os sexos estão na faixa etária que deve receber as doses. 

Segundo a enfermeira responsável pelo programa de imunizações, Raquel Emmel, cerca da metade é formada por meninos. “O ideal é que pelo menos 80% do público seja vacinado para que se tenha maior impacto daqui a alguns anos”, comentou. 

A vacina está disponível em todos os postos de saúde e Estratégias de Saúde da Família (ESFs) do município, além do Centro Materno Infantil (Cemai) e do Centro Integrado de Saúde (CIS) da Unisc. Vera Cruz, Vale do Sol, Rio Pardo e Sinimbu são os outros municípios que já dispõem da imunização para meninos. O secretário de Saúde de Venâncio Aires, Ramon Schwengber, afirma que a imunização vai começar em fevereiro no município.  

Publicidade

Segundo a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), em toda a região há cerca de 10,4 mil adolescentes de ambos os sexos com 12 e 13 anos. Como a vacina passa a integrar o calendário de imunizações, o número de pessoas vacinadas será contabilizado ao fim de cada mês. A expectativa é de que o Ministério da Saúde lance uma campanha para intensificar a aplicação de doses próximo ao começo do ano letivo.

Onde vacinar

Rio Pardo: em todos os postos de saúde da área urbana e na UBS de Rincão del Rey e Albardão
Santa Cruz: em postos de saúde, ESFs, Cemai e CIS
Vera Cruz: ESF de Vila Progresso e Espaço Mãe e Criança
Vale do Sol: em todas as ESFs
Sinimbu: em todas as ESFs e no Posto Central

Publicidade

Imunização em garotos previne várias doenças

O HPV se instala na pele ou em mucosas e, em 95% dos casos, é transmitido sexualmente. O vírus pode provocar infecções e o câncer de colo do útero, quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Conforme o Ministério da Saúde, há mais de cem tipos de HPV, 12 deles de alto risco. Estes têm maior probabilidade de persistirem e se associar a lesões pré-cancerígenas. 
Os tipos 16 e 18 do vírus, que causam a maioria dos tumores de colo do útero em todo o mundo (cerca de 70%), são abrangidos pela vacinação. O País está começando a vacinar também os meninos porque, além de reduzir a circulação do vírus, a prevenção evita o câncer de pênis, garganta, ânus e verrugas genitais, relacionadas com o HPV.

Saiba mais

Publicidade

  • A imunização contra HPV é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ela ocorre por meio da aplicação de duas doses, em um intervalo de seis meses, e é a principal forma de prevenção contra quatro tipos do HPV (6, 11, 16 e 18).
  • A vacina é contraindicada para gestantes e pessoas com alergia aos componentes. Pode ter como efeitos colaterais dor de cabeça, inchaço e dor no local da aplicação, e febre de até 38 graus. 
  • O Ministério da Saúde espera imunizar 3,6 milhões de meninos neste ano.

13ª Coordenadoria divulga mais mudanças na vacinação

A 13ª CRS promoveu um encontro com gestores municipais, na semana passada, para abordar alteracões do calendário de vacinação deste ano, repassar informações técnicas a respeito das imunizações e capacitar para o sistema operacional. Segundo a enfermeira responsável pelo setor de imunizações da 13ª CRS, Marlene Webber, a vacina contra HPV agora passa a ser ofertada para meninos de 12 e 13 anos, meninas com 14 anos que não foram vacinadas, homens que vivem com HIV entre 9 e 26 anos, além de pessoas de 9 a 26 anos imunocomprometidas. Também está disponível a dose contra meningiteC para meninos e meninas com 12 e 13 anos; dose contra Hepatite A para até menor de quatro anos; e tetra viral para menor de quatro anos. Pessoas de 5 a 29 anos deverão ter a segunda dose de triplice viral.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.