Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Agricultura

Efasc debate produção sem agrotóxicos hoje

Com o tema “Agricultura familiar sem veneno, é possível?”, a Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc) promoverá um debate hoje, das 8h30 às 17h30, em sua sede, aberto ao público. A discussão do assunto é motivada pela proximidade do Dia Mundial de Combate aos Agrotóxicos, que é neste sábado. Conforme o professor Adair Pozzebon, da coordenação do encontro, a instituição aproveita para debater a questão do uso de venenos na produção de alimentos e tudo que ela envolve, pensando em soluções.

Assim, esta edição do “Efasc em debate” terá dois painéis que irão problematizar a questão do agrotóxico na agricultura e apresentar opções. “Sabemos que existem alternativas concretas de produção de alimentos limpos para a população. E a agricultura familiar é responsável pela maioria dos produtos que hoje estão na mesa das pessoas”, salientou Pozzebon. 

Conforme o professor, a Efasc já vem discutindo a questão do emprego de agrotóxicos há vários anos. “A escola tem essa missão de trazer à tona a problematização e o debate das questões importantes para o campo, em especial para a juventude. E esse é um problema grave no Brasil, que é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo”, ressaltou. 
De acordo com Pozzebon, o consumo desses produtos  no País chega a mais de cinco litros por pessoa. “Hoje existem experiências concretas na região de agricultores que trabalham com agroecologia, sem veneno, e que estão dando certo, produzindo alimentos saudáveis.”

Publicidade

No primeiro painel, que vai abordar o tema Agricultura familiar, agroecologia e veneno, serão palestrantes a professora Virgínia Etges, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Gustavo Ayres, agrônomo da Emater, e Rogério Boemecke, agrônomo do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa). 

Já no segundo momento, que tratará sobre Agricultura familiar e alternativas ao veneno, os painelistas serão a professora Janaína Bernardo, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs); o técnico agrícola Evandro  Lucas; o acadêmico de Agronomia da Uergs, Patrick Lopes, e ainda o técnico agrícola e acadêmico de Tecnologia em Horticultura da Uergs, Jardel Maleitzke.

PROGRAMAÇÃO

Publicidade

  • 8h30 – Abertura e mística

Painel 1 – Agricultura Familiar, Agroecologia e Veneno
Virgínia Etges – Professora do PPGFR/Unisc
Gustavo Ayres – Agrônomo da Emater
Rogério Boemeke – Agrônomo do Capa

  • 12 horas às 13h30 – Almoço e cantorias

Painel 2 – Agricultura Familiar e alternativas ao veneno
Janaína Bernardo – Professora da Uergs
Evandro Lucas – Egresso da Efasc, técnico agrícola da Cooperfumos e acadêmico de Agronomia da Uergs
Patrick Lopes – Egresso da Efasc e acadêmico de Agronomia da Uergs
Jardel Maleitzke – Agricultor familiar, egresso da Efasc, técnico agrícola da Coopsat e acadêmico de Tecnologia em Horticultura da Uergs

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.