Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Solidariedade

Erik quer doar cabelo (e autoestima)

Ele não precisou ver algum conhecido enfrentar o câncer para tomar uma importante decisão. Os relatos de reportagens, as histórias dos filmes ou até as campanhas que viu circular pela internet bastaram para sensibilizar o pequeno santa-cruzense Erik Alejandro de Andrade a fazer o bem. Faz quase dois anos que o jovem, por iniciativa própria,  suspendeu as idas ao cabeleireiro. Nem uma aparadinha nas pontas vale. Aos 12 anos, o garoto é cabeludo mesmo. Mas não por influência dos grandes astros do rock. A defesa é pela autoestima de quem enfrenta o câncer e sente os efeitos de um tratamento que, muitas vezes,  deixa vestígios na aparência.

Para isso, o estudante do 7° ano planeja doar as suas longas madeixas encaracoladas assim que alcançarem a altura da cintura. “Acho que ainda vai mais um ano”, garante. Tudo com o objetivo de fazer com que os fios sejam aproveitados para, no mínimo, duas perucas. “Sei que é uma doença grave e que pode até matar. Me sinto bem ao imaginar que posso ajudar algum desses pacientes que fazem quimioterapia”. E a mãe, Rosinei Guedes, toda boba, transborda orgulho no olhar.

Erik é mesmo um garoto especial. E para chegar a essa conclusão, não é preciso muito esforço. Em plena pré-adolescência, o garoto não se importa, por exemplo, com os apelidos que recebe. “No início eu ficava chateado, mas agora nem dou bola. Já me chamaram de menina e o mais recente foi Jesus”. Nada disso, entretanto, faz este solidário abortar a missão. Pelo contrário, a determinação em cuidar das madeixas é tanta que, agora, toda a família aderiu à moda cabelão. “Eu também vou deixar os meus cachos crescerem. Acho até que vamos cortar no mesmo dia”, conta Rosinei. Os irmãos Pablo, 17, e Jenifer, 21, que também mantêm as mechas compridas, devem seguir o mesmo exemplo. Sortudo é de quem ganhar uma peruca com os fios do garoto. Vai dizer que não dá uma invejinha boa desse cabelão?

Publicidade

Também quero doar. E agora?

Os santa-cruzenses interessados em doar mechas de cabelo podem levá-las ao banco de perucas do Centro de Oncologia Integrado (COI) do Ana Nery, até o fim do ano. Depois disso, conforme a coordenadora, Roberta Rauber, a orientação é que encaminhem para a ONG Cabelaço, de Porto Alegre. A única exigência para realizar a doação é que os fios tenham, no mínimo, 15 centímetros, estejam secos e amarrados. Não há restrições a cabelos tingidos. Ambas as entidades também aceitam perucas já confeccionadas. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou mesmo pelo Facebook ONG Cabelaço. Atualmente o Ana Nery empresta o total de 109 perucas para os pacientes em tratamento. Para ter acesso ao banco, é preciso assinar um termo de compromisso.

Publicidade

Além de solidário, Erik é um bom irmão e comenta games

Aluno da Escola Gaspar Bartholomay, Erik gosta de matemática, manda bem no inglês e já recebeu até prêmio estadual de melhor redação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Um dos seus sonhos é cursar Engenharia Civil, mas sem mudanças para outra cidade. Ele quer ficar pertinho da família. E a família bem pertinho dele. Isso se deve ao seu empenho para interagir com o irmão autista, Pablo, e com a irmã surda, Jenifer.

Tanto que, pelo menos duas vezes por semana, acompanha o mano em projetos de natação e ginástica. “É fundamental que o Erik acompanhe o irmão nessas atividades. Sem ele, o Pablo pouco interage”, acrescenta a mãe. No intervalo da escola, o jovem também se sente responsável pelo irmão, mas entende que é preciso impor limites para não fazer desta, uma relação dependente. “Eu fico cuidando ele no recreio. Se está sozinho, vou lá e interajo. Senão, deixo que ele fique com os colegas”.

Publicidade

Já para estreitar ainda mais a relação com a irmã ‘Jen’, ele estuda a língua de sinais. No tempo livre, assiste séries com a mãe, joga basquete e também publica vídeos no próprio canal no Youtube, Alta Gamer. Na plataforma, com mais de 400 seguidores, ele produz materiais em que comenta sobre jogos para Android.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.