Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz do Sul

Região tem a primeira morte por hantavírus

Quase três meses depois da morte do agricultor Claudiomiro Gomes de Oliveira, de 28 anos, a família recebeu a confirmação de que ele faleceu em decorrência de hantavirose. Oliveira era morador de Sinimbu e morreu logo após dar entrada no Hospital Santa Cruz. Na época do óbito, uma das hipóteses levantadas era de que a vítima estaria com um quadro grave de gripe H1N1 em razão da semelhança dos sintomas e do aumento de notificações no Estado. A demora pelo resultado ocorreu porque os exames foram realizados por um laboratório de São Paulo.

Conforme a enfermeira do setor de epidemiologia da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Beanir Lara, na região foram notificados cinco casos da doença neste ano, mas o número ainda não seria preocupante. Desde que começaram a ser contabilizados, em 2007, a 13ª CRS já registrou 115 casos, sendo que o ano mais problemático foi em 2010, quando houve 27 notificações. Nos dez anos analisados, três mortes ocorreram na região.

A hantavirose seria característica da zona rural, por ser causada por ratos que vivem nas matas, e atingiria, principalmente, agricultores. Entretanto, segundo Beanir, há casos de pessoas que praticaram ecoturismo e contraíram a doença. O número de casos aumentaria em períodos de desmatamento, tanto por ter mais trabalhadores expostos quanto pelo fato de os roedores silvestres passarem a procurar alimento em locais com maior concentração humana.

Publicidade

Diagnóstico imediato é difícil

Segundo o infectologista Marcelo Carneiro, entre as pessoas contaminadas por hantavirose, a incidência de morte pode chegar a 40%, dependendo do tipo de vírus. Por enquanto, não há tratamento comprovadamente eficaz. O tempo de incubação seria, em média, de duas semanas. Entretanto, em razão de apresentar sintomas muito comuns e parecidos com a gripe A e a leptospirose, como dores no corpo, febre e complicações respiratórias, haveria dificuldade de se fazer um diagnóstico imediato.

ENTENDA

Publicidade

  • O que são hantaviroses? São doenças agudas, causadas por vírus da família bunyaviridae do gênero hantavírus.
  • Quais os sintomas? Febre, mialgias, dor lombar, dor abdominal, cefaleia, problemas gastrointestinais, dispneia, taquipneia, taquicardia, tosse seca, hipotensão e edema pulmonar, entre outros.
  • Como são transmitidas? Geralmente, pela inalação de poeiras e aerosóis contaminados com urina, fezes ou saliva de roedores infectados.
  • Qual a gravidade? A infecção humana pode variar desde assintomática ou doença aguda febril inespecífica e autolimitada até suas formas clássicas, conhecidas como Febre Hemorrágica com Síndrome Renal e Síndrome Cardiopulmonar por Hantavírus.
  • A quem atinge? Pessoas em contato com poeira contaminada, principalmente, agricultores e moradores de zonas próximas a matas, onde vivem os roedores.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.