Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Venâncio Aires

Grupo de danças Die Schwalben confirma turnê de apresentações na Alemanha

A vereadora do PDT, Cleiva Heck, durante encontro na sala de reuniões da Prefeitura, nesta terça-feira, 12, confirmou a notícia aguardada há cerca de dois anos pelos integrantes do Grupo de Danças Folclóricas Die Schwalben, de Venâncio Aires. Através de novo patrocínio cultural da empresa Transmissora Brasileira de Energia (TBE), no valor de R$ 100 mil, foi confirmada turnê de apresentações do grupo na Alemanha. A expectativa é de 30 dançarinos embarquem para terras germânicas no mês de julho e realizem um roteiro de apresentações de 20 dias.

Considerado patrimônio imaterial da cultura de Venâncio Aires, o grupo de danças oriundo de Linha 17 de Junho fará shows retratando os 190 anos da colonização alemã no Rio Grande do Sul, sua influência no Estado e a contribuição trazida para a diversidade cultural do Brasil. Conforme Cleiva Heck, através de um amigo mineiro, Lauro Sergio Vasconcellos Davi, a vereadora intermediou a captação total de patrocínio no valor de R$ 180 mil para concretizar a viagem. “Durante esses dois anos, me envolvi de coração nesse projeto que eu acredito ser de extrema importância para a divulgação da cultura alemã do nosso município. O grupo Die Schwalben, fundado em 1984, é um patrimônio cultural que precisa ser divulgado e ultrapassar as barreiras da nossa região”, destacou Cleiva Heck

O prefeito em exercício, Hélio Artus, parabenizou o envolvimento da vereadora com a cultura local. Ao destacar a iniciativa, Artus lembrou que a profissionalização dos projetos culturais é o caminho para garantir maior visibilidade e recursos fora do setor público.

Publicidade

Aprovado pelo Ministério de Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto de turnê para a Alemanha prevê a apresentações em sete cidades, passando por Koblenz, Heidelberg, Füssen, Garmisch Partenkirchen, Rothenburg, Innsbruck e Munique. Apesar dos recursos já captados, o valor das passagens, hospedagem, transporte e alimentação para os integrantes ainda não está completo. Sendo assim, empresas interessadas em participar deste projeto cultural podem destinar parte do seu imposto de renda para o projeto. O contato pode ser feito no gabinete da vereadora Cleiva Heck, na Câmara Municipal de vereadores.

O Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Die Schwalben tem como objetivo o resgate das origens da colonização alemã, uma das etnias formadoras do município de Venâncio Aires. Através da dança, os componentes do grupo transmitem à comunidade o amor que cultuam às suas origens, proporcionando a formação do senso de responsabilidade e companheirismo.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.