Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Homenagem

Decreto institui em Santa Cruz o mês da Consciência Negra

O prefeito Telmo Kirst assinou na tarde desta terça-feira, 10, no salão nobre do Palacinho, decreto instituindo em Santa Cruz do Sul, o Mês da Consciência Negra, no período de 1º a 30 de novembro. Ao invés de apenas uma semana de comemorações, que tradicionalmente ocorrem de 20 a 27 deste mês, o Movimento Negro terá oficialmente, a partir de agora, trinta dias para reverenciar Zumbi dos Palmares.

A proposição partiu da ONG Centro Cultural Valeu Zumbi e da recém-criada Setorial de Cultura Afro brasileira, do Conselho Municipal de Cultura. A justificativa, como explica o coordenador do centro, Moacir José Fanfa, o Mestre Moa, é o fato de que em todo o Brasil o movimento já realiza durante todo o decorrer do mês, atividades alusivas ao 20 de Novembro – Dia Nacional da Consciência Negra. Outra razão é uma maior amplitude no calendário para atender as instituições da rede pública de ensino que solicitam a realização de atividades afro culturais.

“Este ato torna-se emblemático porque acontece justamente em 2015, quando o martírio de Zumbi dos Palmares completa exatos 320 anos”, disse Moa. Ao agradecer o acolhimento da proposta ao prefeito Telmo Kirst, ele ressaltou a forma como a ideia foi prontamente aceita pelo Executivo e solicitou auxílio na busca de um espaço para a realização das atividades comemorativas ao 20 de novembro. 

Publicidade

Este ano a programação do movimento coincidiu com a realização do Enart e, portanto, as instalações do Parque da Oktoberfest não poderão ser ocupadas. Diante dessa situação, o prefeito se comprometeu a contribuir com a busca de um novo local. Ao falar para os representantes do movimento negro santa-cruzense ele ressaltou a importância de evidenciar a cultura, a tradição e o folclore dos antepassados afro, a fim de disseminar o conhecimento sobre a trajetória de um povo, que juntamente com outras etnias ajudou na construção do Brasil. “Ao estendermos o período de promoção de ações alusivas ao Dia da Consciência Negra, estamos contribuindo com a sociedade para alcançarmos a igualdade, a cidadania plena e a eliminação da discriminação racial”, disse.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.