Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Região

Outubro termina com cinco homicídios no Vale do Rio Pardo

Cinco assassinatos foram registrados no Vale do Rio Pardo durante o mês de outubro. Desses homicídios, quatro aconteceram entre quarta e sexta-feira da última semana nos municípios de Santa Cruz, Candelária, Rio Pardo e Venâncio Aires. O outro caso ocorreu em Sinimbu, no dia 7. O número é superior ao constatado em setembro na região, quando dois homicídios foram registrados – um em Santa Cruz e outro em Rio Pardo. Os casos estão sendo investigados pela Polícia Civil. 

O assassinato mais recente foi cometido em Venâncio Aires. Na última sexta-feira, o bancário Júlio Assmann Marder, 58 anos, foi morto a facadas dentro da casa onde morava, na Rua Assis Brasil, no Centro do município. No primeiro momento, suspeitava-se que ele tivesse sido vítima de um latrocínio. Porém, contradições no depoimento da companheira de Marder, de 45 anos, e relatos de testemunhas fizeram com que ela passasse a ser suspeita. A mulher está presa temporariamente no Presídio Regional de Santa Cruz desde a noite de sexta. Conforme o delegado Felipe Staub Cano, titular na delegacia de Venâncio Aires, é muito provável que ela tenha participação no homicídio, no entanto, investiga-se o grau de envolvimento. Outra possibilidade aponta para a ligação de uma segunda pessoa com esse crime. 


Júlio Assmann Marder tinha 58 anos
Foto: Reprodução

Publicidade

Na noite anterior à morte de Marder, quinta-feira, houve dois assassinatos na região. Em Candelária, Mairon Junior da Cruz de Moraes, conhecido como Mairinho, de 24 anos, foi atingido por disparos de pistola 9 milímetros, por volta das 21 horas. Ele estava em frente à casa onde morava, no Bairro Marilene, quando uma dupla chegou em uma motocicleta e efetuou os tiros. 


Mairon Junior da Cruz de Moraes foi atingido por disparos de pistola 9 milímetros
Foto: Reprodução/Facebook

Segundo o delegado Rodrigo Marquardt, quatro testemunhas foram ouvidas e duas ainda devem prestar depoimento. Oito cápsulas deflagradas foram encontradas junto ao corpo de Mairinho. “Vamos fazer de tudo para prender o autor do crime o mais rápido possível”, salientou o delegado. Este ano, Candelária já registrou nove homicídios, um deles com quatro vítimas, totalizando 13 mortes violentas no município.  

Publicidade

Na mesma noite, João Luis Oliveira Santos, de 34 anos, também foi morto com tiros de pistola. Às 21h20, o assassino teria chegado em frente à casa de Santos, no Bairro Pinheiros, em Rio Pardo, em um carro. Em seguida, teria descido do veículo e feito os disparos. Segundo o delegado Anderson Faturi, ainda não é possível precisar o calibre da arma, mas tudo indica que seja uma pistola 9 milímetros – a mesma utilizada no homicídio em Candelária. “Ainda não podemos descartar nenhuma possibilidade. Estamos investigando as circunstâncias do crime.” 

Em Sinimbu, Araí Sebastião Müller, de 50 anos, foi morto no dia 7 em um bar em Linha Almeida, no interior do município. Responsável pelo caso, o delegado Alessander Garcia explica que o suspeito já foi identificado, mas não chegou a ser preso. “Desde o início, já foi apontado o autor. Ele admitiu a prática, mas alegou ter agido em legítima defesa. Estamos apurando essa questão.” 


Araí Sebastião Müller tinha de 50 anos
Foto: Divulgação

Publicidade

O delegado ressalta ainda que a investigação está em fase avançada e mandados de busca e apreensão já foram cumpridos. “A arma usada foi um revólver, mas como não foi apreendida, não tenho certeza quanto ao calibre”, afirma. 

Em Santa Cruz, há diminuição nos casos de mortes violentas

Em comparação com o mesmo mês de 2016, houve uma diminuição no número de homicídios em Santa Cruz do Sul. No ano passado, que registrou um total de 44 assassinatos, foram quatro crimes em outubro. Neste ano, houve um assassinato: o de Tiago Silva dos Santos, de 16 anos, morto no dia 25, uma quarta-feira.

Publicidade

O caso aconteceu no Bairro Faxinal Menino Deus. Na ocasião, ele teria se desentendido com dois homens na Rua Deputado Júlio Vianna. Um terceiro teria aparecido, com o rosto coberto por um capacete, e atirado contra ele. Os disparos atingiram a lombar e o tórax. Tiago ainda tentou fugir, entrando em uma residência. Ele foi até os fundos e passou a pular os muros que dividem os terrenos, mas morreu no quintal de uma casa. 

Nos outros quatro municípios em que aconteceram mortes violentas em outubro deste ano, não houve registro de homicídios em outubro do ano passado. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.