Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Final de semana

Futuros PMs reforçam a segurança em Santa Cruz do Sul

Santa Cruz do Sul contou com o apoio de 33 futuros policiais militares nesse fim de semana. Alunos-soldados da escola de formação de Montenegro, eles reforçaram a segurança no município entre a noite de sexta-feira e ontem, quando se encerrou o estágio do grupo na cidade. Pelo Centro e no Bairro Arroio Grande, duplas fardadas trabalharam no policiamento ostensivo a pé e puderam colocar em prática o que haviam aprendido até então. O estádio dos Eucaliptos, que sediou o clássico Ave-Cruz na tarde de ontem, também teve a presença de pelo menos 15 alunos. 

Natural de Passo Fundo, Daniel Winter, de 27 anos, deixou a profissão de técnico em informática desempenhada na cidade para integrar a nova equipe da Brigada Militar. Além de admirar a função e enxergar nela uma estabilidade financeira, afirma que sente-se recompensado por poder contribuir com a comunidade. Na tarde de sábado, o jovem realizou suas atividades na Rua Tenente Coronel Brito, na quadra entre a Júlio de Castilhos e a 28 de Setembro, onde esteve acompanhado do colega Uilian Martins, 27 anos, do município de Júlio de Castilhos. “Entramos no curso sabendo que teremos de estar onde houver necessidade”, comentou Martins, que optou pela BM após se espelhar em familiares. “Gosto da profissão. É muito bom poder ajudar a sociedade neste momento tão difícil”,  frisou Winter. 

Segundo o comandante do 23º Batalhão da Polícia Militar (BPM), major Paulo Fernando Soares Nascimento, os futuros PMs atuaram em praticamente todas as atividades que desenvolverão depois de formados, como abordagem de veículos e pessoas suspeitas, bem como acompanhamento em viaturas e na sala de monitoramento, sempre com o suporte de brigadianos experientes. No sábado, inclusive, dois alunos participaram de uma apreensão de 150 gramas de cocaína, próximo do cruzamento da Rua da Figueira com a Euclydes Kliemann. A droga estava com dois adolescentes de 17 anos. 

Publicidade

Segundo o major Nascimento, esta é a primeira leva da turma de policiais que se formará na metade do ano que vem. Santa Cruz do Sul foi o único município da região a receber os alunos-soldados, mas eles ficaram mesmo alojados no batalhão de Rio Pardo. Entre sexta-feira e ontem, tiveram que cumprir carga diária de seis horas de estágio operacional. A intenção da BM local é de que novos grupos venham nos próximos dias. “Vamos tentar trazê-los sempre que possível aos fins de semana, justamente por representarem um incremento de efetivo para o nosso batalhão e proporcionarem maior sensação de segurança na comunidade. Então, sempre que possível, vamos tentar buscá-los.” Nascimento informou que ainda desconhece o número de policiais que ficarão em Santa Cruz após a formatura. 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.