Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Luto

‘Choro pelo rapaz, que estava trabalhando’, diz mãe de Canut

A mãe de Maurício Darlan Gomes Canut, 25 anos, autor do latrocínio, não pede que compreendam o que o filho fez. Nem ela consegue aceitar. O rapaz saiu do presídio na manhã de quinta-feira. Sete horas depois, cometeu o assalto e assassinou o frentista a tiros. Do outro lado da mesma tragédia, familiares e amigos de Valdinei tentam se apoiar nas recordações, mas estão indignados e feridos. Colegas protestaram por Justiça com cartazes fixados no posto, que não funcionou nessa sexta-feira. O corpo do frentista foi sepultado no fim da tarde.

Os sonhos de Elisabete para o filho foram interrompidos pelas drogas. A mãe não aceita o caminho seguido por ele

“É muita vergonha para uma pessoa”

Publicidade

Sentada no sofá de uma casa simples, Elisabete Gomes, 51 anos, segura uma toalha com força. Apega-se naquele pedaço de tecido como se pudesse com ele se manter em pé. Por vezes, esconde o rosto e enxuga as lágrimas. Vergonha. É o que ela sente. Tão grande, que parece não caber no peito. A vizinha, que tenta ampará-la, procura palavras para explicar o que não pode ser compreendido. “Eu não choro pelo meu filho, choro pelo rapaz, que estava trabalhando”, declara, entre soluços.

Elisabete é mãe de Maurício Canut, 25 anos. O rapaz que executou a tiros o frentista. Durante o assalto, quando Valdinei tentou desarmá-lo, lutou com o funcionário e lhe desferiu uma sequência de disparos. Um deles no peito. Mãe de cinco filhos, ela tenta entender o que é que deu errado nesse caminho. Quando criança, passou dificuldades e até fome. Mas prometeu que os filhos não passariam por isso. E cumpriu. 

“Eu confesso que não sei o que faltou. Para eles, nunca faltou nada. Sempre trabalhei.” Maurício nasceu em 16 de julho de 1991. Foi o primeiro filho homem, após duas meninas. Depois Elisabete teve uma filha e um filho. O garoto cresceu no Belvedere. “Quando crianças, eles nunca me deram trabalho.” Aos 10 anos, mudou-se para o Aliança. Foi ali que os dias de terror começaram. Adolescente, assim como o irmão, ele se envolveu com drogas. 

Publicidade

Em pouco tempo, a mãe se viu diante de uma situação que não sabia resolver. Maurício interrompeu os estudos na 6ª série. Nessa época, Elisabete se dividia entre o trabalho de safreira e doméstica. “Nunca peguei um grão de ninguém”, conta. Com o vício do crack, o garoto passou a furtar objetos de casa. Os furtos se intensificaram. Um dia, quando retornava do trabalho, a mãe encontrou cabides na rua. Em casa, descobriu que suas roupas tinham sido levadas. “Era uma coisa tão triste, que eu não tinha nem a roupa da firma.”

A mãe chegou a realizar registros na polícia. “Eles roubaram tudo. O chuveiro. Microondas. Não tinha mais nada. Tiravam até os trincos da porta.” A partir dali, a situação piorou. Aos 17 anos, Maurício desapareceu e foi encontrado cinco dias depois, em um posto em Lajeado. Quando os crimes se tornaram mais graves, a mãe avisou os filhos: “Nunca vou aceitar o dia que vocês matarem alguém”. Para Maurício, não adiantou. 

Agora ela só consegue sentir dor. “Não vou aguentar. Nada doeu tanto como agora. É muita vergonha para uma pessoa só.” Nos últimos anos, a mãe manteve pouco contato com o rapaz. Só soube que o filho havia recebido a dispensa quando lhe telefonaram, após o crime. “Ele nem me viu. Nem em casa ele veio. Tirar a vida de um trabalhador. Isso não é de berço.” Desde que soube da morte do frentista, ela chora sem parar. “Dói muito. Muito. Ele fez. Fez. E vai ter que pagar. Eu não choro pelo meu filho. Eu choro pelo rapaz, que estava trabalhando. Graças a Deus, ele (o filho) não teve tempo para fugir.”

Publicidade

LEIA MAIS

‘Meu irmão nunca mais vai voltar,’ diz irmã de frentista

Em dez anos, jovem foi do crack ao roubo com morte

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.