Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Esporte

Porta aberta ao fisiculturismo em Santa Cruz

Santa Cruz do Sul entrou no quadro de destaques do fisiculturismo do Rio Grande do Sul no começo deste mês. A arquiteta e urbanista Daiani Fernandes, de 34 anos, ficou em terceiro lugar no Campeonato Gaúcho da modalidade, que se baseia na formação muscular bem definida e controlada por treinamentos adequados e dietas reguladas. A competição reuniu 250 atletas de várias categorias na Sociedade Ginástica Novo Hamburgo, que concentra as principais atividades desse esporte no Estado.

Daiani, uma santanense radicada em Santa Cruz, começou a treinar aos 30 anos, a fim de perder peso. Há seis meses, foi convidada a competir no fisiculturismo. “Eu nunca havia pensado nisso até então”, confessa a atleta, que participou inicialmente do Campeonato de Estreantes, também no clube hamburguense, em 17 de junho, onde alcançou o quarto lugar. Duas semanas depois, em 1º de julho, no mesmo local, emplacou a terceira colocação no Gaúcho, categoria wellness até 1,68 metro de altura.

Nos dias que antecederam a competição, a fisiculturista se entregou aos treinos em três períodos diários, inclusive para ensaios de poses, que têm muita influência na avaliação dos juízes. Agora, os planos de Daiani aumentaram. “O foco é a Copa Bodybuilding, que será em novembro, também em Novo Hamburgo. Mas o foco principal será para as competições do ano que vem, com uma preparação bem mais avançada”, explica a atleta, que subirá de categoria em 2018.

Publicidade

Foco nas decisões e suporte nas atividades da modalidade

Para quem se interessa em entrar no mundo do fisiculturismo, Daiani Fernandes aconselha muita certeza na decisão. “Em primeiro lugar, é preciso gostar de treinar e ter dedicação, não adianta ir para a academia duas ou três vezes na semana. Outra coisa em que tem de focar é a dieta, porque é bem regrado quanto a horários e pesos”, descreve a fisiculturista.

Publicidade

“É um esporte onde se necessita muita determinação, onde as coisas são mais intensas. Precisa haver um tempo mais específico para isso, abrir mão de algumas coisas, adequar as outras atividades do dia a dia para isso, porque não pode atrapalhar no meu trabalho, por exemplo, e se dedicar mais. Estou gostando muito”, atesta Daiani.

 O suporte adequado para a prática do fisiculturismo também é importante. Desde que iniciou no esporte, Daiani tem o apoio de uma academia local, treinador, nutricionista, coach e fornecedores de suplementos alimentares. “Para quem quer iniciar é bom assistir primeiro, procurar saber como é o fisiculturismo. A gente precisa estar bem preparado até mesmo para perder, porque todos os competidores estão sempre bem preparados. Tem que estar com a cabeça bem tranquila quanto a isso”, define.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.