Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Mundo

Catalunha considera declarar independência da Espanha na segunda-feira

O partido de extrema-esquerda CUP afirmou que o Parlamento regional da Catalunha considerará uma declaração de independência da Espanha nesta segunda-feira, 9. Integrante do Parlamento e do CUP, Mireia Boya disse que o governo catalão planeja apresentar os resultados do plebiscito do domingo na segunda-feira, o que levará à declaração de independência.

Os resultados provisórios do plebiscito apontam que 90% dos 2,3 milhões de votos foram pela secessão. O governo espanhol e o Judiciário do país dizem que a votação foi ilegal. Não houve uma campanha organizada pelo “não” e o processo havia sido suspenso pelo principal tribunal do país. No domingo, houve forte repressão policial aos que queriam votar.

Boya disse que “9 de outubro será a sessão para declarar a independência da Catalunha”. O CUP não é, porém, parte do governo local, formado por dois partidos separatistas mais representativos. O governo regional avalia quando declarar a independência. Presidente regional, Carles Puigdemont afirmou que a declaração de independência pode vir em alguns dias. Ele deve fazer um discurso ainda nesta quarta-feira.

Publicidade

Nesta quarta-feira, o tribunal nacional espanhol disse que questionará duas graduadas autoridades da polícia regional catalã e líderes de grupos cívicos pela independência da Catalunha, investigados pelo crime de sedição.

* Com informações de Associated Press.

 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.