Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Balneabilidade

Mais da metade das praias de Florianópolis está imprópria para banho

A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) divulgou nesta sexta-feira, 5, o primeiro relatório das condições das praias catarinenses de 2018. De acordo com as coletas feitas entre os dias 2 e 5 de janeiro, em Florianópolis, um dos principais destinos de veranistas, dos 75 pontos avaliados, apenas 35 (46,7%) estão próprios para banho, o que significa que mais da metade não apresenta condições favoráveis a banhistas.

O levantamento foi realizado em 215 pontos de 114 praias, de 27 municípios de Santa Catarina. Em todo o Estado, 60% estão próprios para banho. Segundo o estudo, fora a Capital, no restante do litoral, 94 (67,1%) dos locais analisados estão aptos para os banhistas. Em relação ao relatório passado, 41 pontos em toda a costa de Santa Catarina passaram a ser impróprios e apenas dois mudaram para próprios.

Conforme a fundação, a chuva que caiu na última semana de 2017 foi a principal razão para o número do aumento de pontos impróprios para banho no litoral catarinense. “É uma situação pontual. Vínhamos de um período de seca e que recebeu uma grande quantidade de água das chuvas. Tudo o que estava acumulado foi parar no mar. Nos próximos dias, com a melhora do tempo, a tendência é que a situação melhore”, explica o gerente de Pesquisa e Análise da Qualidade Ambiental, Oscar João Vasquez Filho.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: oito pontos estão impróprios para banho do Rio Grande do Sul

Segundo o relatório, há pontos impróprios para banho nas praias de Laranjeiras, Balneário Camboriú, Rincão, Barra Vermelha, Bombas, Bombinhas, Canto Grande, Lagoa da Conceição, Canasvieiras, Jurerê (tradicional e internacional), Ponta das Canas, Sambaqui, Santo Antônio de Lisboa, Campeche, Ingleses, Brava, Itapema, Pinheira, do Farol, entre outras. 

CONFIRA AQUI O RELATÓRIO COMPLETO

Publicidade

Como a balneabilidade é feita

Para dizer se um ponto é próprio ou impróprio para banho, a Fatma analisa a presença da bactéria Escherichia Coli, presente em fezes de animais e humanos. São necessárias cinco coletas consecutivas para se obter o resultado. “Começamos a colher as amostras para o início da temporada em 6 de novembro. Quando em 80% das análises a quantidade da bactéria é inferior a 800 por 100 mililitros, o ponto é considerado próprio”, explica o técnico de laboratório, Marlon Daniel da Silva. Além da estrutura da Fundação, outros dois laboratórios parceiros contribuem para as análises.  

Os pontos analisados são nos municípios Araranguá, balneários Arroio do Silva, Gaivota, Camboriú e Rincão, praias Barra Velha, Biguaçú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Piçarras, Porto Belo e São José. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.