Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Educação

ONU condecora alunos gaúchos por aplicativo de uso sustentável de água

Estudantes do curso de engenharia de computação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) em Guaíba desenvolveram um aplicativo que otimiza o consumo de água potável disponível em bebedouros públicos. A iniciativa ficou entre as 20 finalistas de 51 projetos, sendo condecorada na The Big Hackathon, maratona de desenvolvimento com a finalidade de encontrar soluções tecnológicas para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O projeto foi apresentado durante a Campus Party, considerado um dos maiores festivais tecnológicos do mundo, que ocorreu em São Paulo de 31 de janeiro a 5 de fevereiro.

Os cinco jovens cientistas apresentaram uma proposta baseada na ODS 6, que assegura a gestão sustentável de água e saneamento para todos. Trata-se de um aplicativo que funciona como uma rede colaborativa em que o sistema e seus usuários podem sinalizar locais onde há bebedouros públicos. Para isso, foram projetados pontos de ônibus que recolhem a água da chuva, com filtragem em filtro de barro para ficar apta ao consumo. Após esse processo, automaticamente o aplicativo é atualizado com informações sobre o nível de água no reservatório.

O grupo teve o apoio de uma empresa paulistana, chamada de “mentora” na competição, e que é responsável pela captação das informações sobre o nível da água nos reservatórios. De acordo com o estudante Marcos da Silva, o diferencial desse aplicativo é a disponibilização de informações como o local onde há bebedouros públicos e o nível de água presente neles.

Publicidade

Outro ponto destacado foi a sustentabilidade da proposta. “A ideia foi apontada por muitos como o MVP (Mais Viável Produto), considerando que a estrutura de filtragem pode ser de material reciclado, em boa parte, e que pode ser adaptada para locais onde há escassez de água”, conta Marcos.

Também integram o grupo os estudantes Caio Belem, Fernanda Ferreira, Rodrigo Schardong e Ulisses Maffazioli.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.