Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Segurança pública

Rio Grande do Sul receberá núcleo federal de inteligência

O Rio Grande do Sul passa a contar com um núcleo federal de inteligência, a partir do mês de fevereiro. O anúncio foi feito pelo secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, após reunião com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, nesta terça-feira, 17, em Brasília.

A ação faz parte do conjunto de iniciativas do Plano Nacional de Segurança Pública, apresentado oficialmente aos secretários de segurança de todos os estados brasileiros, nesta terça-feira. Em um primeiro momento, serão contempladas o Rio Grande do Sul, Sergipe e Rio Grande do Norte. Os trabalhos começam em fevereiro e terão como objetivo a redução dos índices de homicídio.

Por uma questão de estratégia operacional, a maioria das atividades a serem elaboradas e executadas pelo grupo será de caráter restrito. Cezar Schirmer destacou, entretanto, a importância da atuação integrada entre as forças estaduais e federais. “O crime organizado possui esse nome devido à estrutura que mobiliza em torno de sua atividade ilegal. Dentro deste contexto, é vital que atuemos em conjunto. Somando-se isso ao aporte de recursos que a União projeta a partir do plano nacional, promoveremos um novo momento no combate à criminalidade”, explicou.

Publicidade

As reuniões prosseguem durante todo o dia, para instalação dos núcleos de inteligência nas cidades-piloto (Porto Alegre, Aracaju e Natal). Nesta quarta-feira, 18, o governador José Ivo Sartori participa de um encontro em Brasília, que reunirá governadores e o ministro da Justiça.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.