Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Categoria adulto

Após 13 anos, União Corinthians retorna ao campeonato gaúcho de basquete

Quando a bola subir ao apito do árbitro principal às 19 horas desta sexta-feira, 29, o União Corinthians começará a resgatar a trajetória dentro da principal categoria do basquete estadual: a adulta. Há 13 anos, quando os dirigentes ainda nem pensavam na fusão com o União, houve a última participação do Corinthians no Campeonato Gaúcho Adulto Masculino. Santa Cruz do Sul esteve presente em edições posteriores do certame, mas sob as cores de outras agremiações, com pessoas que até hoje lutam para manter a modalidade em evidência por aqui.

Agora, um novo projeto parte para recolocar o município na história de sucesso na principal competição do esporte da bola laranja no Estado. Um dos maiores pontuadores da história do basquete nacional, o ala/pivô Rogério Klafke é o coordenador técnico do Cigha União Corinthians e resume o sentimento de todos no clube neste momento. “É um motivo de muita alegria a gente poder, depois de tanto tempo e tanta dificuldade que o basquete de Santa Cruz viveu, conseguir novamente ter uma equipe jovem, totalmente amadora, mas todos da cidade, para representá-la em nível estadual. Estamos no começo, não temos dinheiro para pagar o pessoal, é tudo no amor, mas é uma forma de sair da estaca zero para, daqui a algum tempo, fazer uma equipe forte e voltar a sonhar com coisas bem maiores”, explicou.

O time do UniCo reúne garotos dos seus times sub-17 e sub-19, que já possuem títulos estaduais e até um sul-brasileiro e um sul-americano, e jovens adultos que despontaram no próprio clube e têm experiência longe de casa. O técnico Athos Calderaro promete muita aplicação em busca da vaga na etapa final. “O público de Santa Cruz pode esperar muita dedicação desta equipe, vontade de retomar o basquete adulto da cidade. Ela vai mostrar muita disposição em quadra, uma força defensiva bastante forte, velocidade no contra-ataque. São jogadores que querem conquistar um espaço importante no Estado”, definiu.

Publicidade

O CAMPEONATO

O Gaúcho Adulto Masculino de Basquete é integrado por sete equipes:

  • Cigha União Corinthians – Santa Cruz do Sul
  • Corintians – Santa Maria
  • Sojão – Santa Rosa
  • Luba – Uruguaiana
  • Sogipa – Porto Alegre
  • Caimans – Passo Fundo
  • Banrisul Caxias – Caxias do Sul (único time gaúcho no NBB, campeonato da Liga Nacional de Basquete, entrará direto no quadrangular final do Estadual).

A abertura foi no último domingo, em Porto Alegre, onde a Sogipa venceu o Corintians por 70 a 59.
A primeira fase coletiva é em Santa Cruz de sexta-feira a domingo, no ginásio do Colégio Mauá. O ingresso custa R$ 5,00 por pessoa. O passaporte a R$ 15,00 dá direito a acesso liberado nos três dias. Os jogos são:

Publicidade

Sexta-feira
19 horas – Cigha União Corinthians x Corintians
21 horas – Sogipa x Sojão

Sábado
10 horas – Luba x Caimans
12 horas – Corintians x Sogipa
16 horas – Sojão x Luba
18 horas – Cigha União Corinthians x Caimans

Domingo
10 horas – Sojão x Corintians
12 horas – Caimans x Sogipa
14 horas – Luba x Cigha União Corinthians

Publicidade

A segunda fase da competição será de 6 a 8 de outubro, em Santa Maria, e a terceira de 17 a 19 de novembro, em Santa Rosa. Ao final, os três primeiros colocados seguirão para o quadrangular para encontrar o Caxias.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.