Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Paixão pelo skate

Um novo desafio para Yndi

Com apenas 18 anos, Yndiara Losekann Asp já tem um currículo de dar inveja quando o assunto é skate. Em 2014, venceu o circuito brasileiro em sua categoria e este ano foi vice-campeã. Agora, ela embarca rumo a um desafio e tanto: participará do Vans Girls Combi Pool Classic, a primeira etapa do circuito mundial feminino, que será na Califórnia, Estados Unidos, na divisão amadora, a partir de 15 anos.

Yndi, como gosta de ser chamada, é natural de Florianópolis, onde mora, mas costuma passar as férias na casa do avô em Santa Cruz do Sul. E foi justamente aqui que ela teve seu primeiro contato com o esporte. No Natal de 2004, quando tinha 7 anos, a menina ganhou um skate de presente e começou a andar na pista da cidade. No entanto, quando retornou à capital catarinense, deixou o esporte de lado, já que não havia nenhum local apropriado para andar próximo a sua casa.

Foi apenas em 2012, quando um amigo construiu uma pista, que Yndi passou a praticar regularmente. “Era uma pista pequena, fácil para aprender. Foi lá que aprendi a dropar (descer). Depois resolvi que queria evoluir”, comenta. “Eu ia lá quase todo dia. Enchia o saco dele. Com quatro meses andando sério, ele fez um campeonato na casa dele e eu fiquei em primeiro. A partir daí, fui me dando bem e foi indo”, recorda.

Publicidade

Atualmente, a skatista, que ocupa a segunda colocação do ranking brasileiro em sua categoria – em 2014 chegou a liderar a lista –, foca em seu primeiro desafio internacional. Acompanhada de duas amigas que também irão competir, ela embarcará em 7 de janeiro aos Estados Unidos, onde vai permanecer por 50 dias. A programação inclui duas semanas de treinos na pista que será palco da competição. A ideia é estar familiarizada com o local no dia 24, data das provas. E Yndi promete dar o seu melhor. “Eu estou ansiosa”, confessa.

Apesar de ser seu primeiro desafio fora do Brasil, ela chegou a participar de uma etapa do Mundial que ocorreu em Florianópolis neste ano. O resultado não poderia ter sido melhor: primeira colocação. O desempenho na competição, além dos bons resultados no circuito brasileiro nos últimos dois anos, lhe rendeu o convite para participar do Vans Girls Combi Pool Classic. “Chegou a hora de ir para fora, ir ‘para a gringa’, conhecer novas pistas, participar de novos campeonatos”, projeta a santa-cruzense.

A jovem estima que 20 skatistas de todo mundo devem competir na sua mesma categoria na Califórnia, número considerado alto. “Geralmente, participam umas dez meninas nas competições do país”, explica Yndiara, que vê nisso um bom crescimento do skate feminino. “Agora está em alta o Bowl (modalidade) e muitas meninas estão surgindo. Mas ainda não é nem perto da quantidade de meninos”, pondera.

Publicidade

Apoio de quem está perto é fundamental

O convívio de Yndiara com o mundo do skate conta com o apoio total da família. Além do pai, Chico Asp, que lhe ensinou a dar as primeiras voltas ainda aos 7 anos, o avô Cezinha é outro entusiasta da menina e irá custear a viagem aos Estados Unidos. O irmão Yuri, de 13 anos, também se arrisca andando de skate. “Ele é meu parceiro. Está sempre comigo”, explica.

Apesar da pouca idade, Yndi não se assusta com o desafio. A skatista, que é estudante de Educação Física na Universidade Federal de Santa Catarina, acredita que se divertir é um dos segredos para o sucesso. “Eu sempre andei de skate por diversão. Não penso ‘Eu preciso treinar’. Eu estou a fim de andar e vou andar. E desse jeito tem dado certo”, define a jovem, que quer levar esse espírito aos EUA: “Mais do que tudo, quero muito me divertir por lá”. Então, boa sorte a ela!
 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.