Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Jornada pedagógica

Aprendizado colaborativo é o futuro da educação

A importância da aprendizagem colaborativa e do envolvimento de alunos em projetos pautou a fala do professor Naylor Marques Junior durante a primeira Jornada Pedagógica 2018. O encontro, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Santa Cruz do Sul, ocorreu no auditório central da Unisc durante a manhã e a tarde dessa quinta, e reuniu mais de 800 pessoas. 

Com o tema Educação para o hoje, o palestrante, que também é membro do corpo de autores do Sistema Nobel de Ensino, ressaltou que a escola perdeu a relação de amizade com o aluno. Para restabelecer esse vínculo e aproximá-lo da sala de aula, a saída é a aprendizagem colaborativa – onde o estudante investiga coisas novas e, assim, também produz conhecimento. “A escola precisa envolver os alunos na realização de projetos, para que não sejam meros agentes passivos.” 

O palestrante trouxe exemplos de iniciativas realizadas por escolas Brasil afora a fim de inspirar os educadores da rede municipal. “É preciso envolver os alunos de outra maneira e formar uma rede de conhecimento. A tecnologia hoje faz isso. Não adianta concorrer com ela. É preciso atuar junto.” 

Publicidade

Outra lição deixada pelo professor foi a importância do trabalho em equipe. Para a diretora da Emei Bem Me Quer, Denise Beatriz Nagel de Carvalho, a palestra foi uma espécie de “sacudida” para transformar. “Esse encontro deu uma boa motivada. Sentimos que podemos mudar a educação, mas isso só vai acontecer se todos na escola trabalharem de forma unida.”

Nesse contexto, Naylor salientou que as escolas precisam ser incentivadoras. “A coisa começa pelo ego. Os professores e alunos precisam se sentir valorizados, mas para isso é preciso de apoio. Pense globalmente e atue localmente. Para mudar a realidade do País, é preciso dar o primeiro passo na própria escola”, concluiu.

Metas
Para a secretária municipal da Educação, Jaqueline Marques, a jornada deu o ritmo de como será o ano letivo. “Precisamos acompanhar essa evolução. A fala do professor Naylor foi ao encontro desse movimento constante chamado educação.” Entre as metas da área para 2018 estão a ampliação na oferta de vagas para a educação infantil e o aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), além da revitalização das escolas municipais. A responsável pela pasta ainda adiantou que outro nome relevante no País deverá ser confirmado para palestrar na próxima jornada, em julho.

Publicidade

Infância

Outro importante momento da jornada foi a capacitação “Formação e o desenvolvimento na primeira infância”, ministrada pela psicóloga Márcia Wazlawik. A profissional, que também é coordenadora do programa municipal Primeira Infância Melhor, falou sobre a atenção que as cuidadoras de emeis devem ter ao trocar, dar banho e alimentar os bebês. Márcia também levou para o conhecimento da plateia a abordagem Pikler. Trata-se de um método europeu que dá à criança o vínculo e, ao mesmo tempo, a independência de que ela necessita para se desenvolver em plenitude.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.