Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Rede municipal

Estudantes de Santa Cruz testam conhecimentos na língua alemã

Quarenta e dois alunos da rede municipal estão de olho no futuro. Cientes das possibilidades que a Alemanha e demais países que falam o deutsch apresentam, deram início, na manhã dessa terça-feira, 21, às primeiras investidas para voar até o Velho Mundo. Por meio de uma parceria entre a Secretaria da Educação e o Instituto Goethe, prestaram o teste de proficiência em alemão. Em Santa Cruz do Sul a prova é oferecida aos estudantes de forma gratuita desde 2008 e possibilita – nos casos de aprovação – certificado internacional validado pelo governo alemão. 

Segundo a secretária de Educação, Jaqueline Marques, sete escolas oferecem o idioma na grade curricular e outras duas – incluindo o Núcleo Municipal de Educação de Jovens e Adultos (Cemeja) – em forma de oficina. “A língua alemã é um elo de resgate das origens e uma excelente ferramenta para ampliar oportunidades futuras. Nos sentimos orgulhosos não só de perceber o crescente interesse dos alunos, mas por confirmar que essa parceria pioneira com o instituto deu certo.” Além de aplicar as provas,  o instituto fornece materiais didáticos a fim de ampliar a dinâmica empregada em sala de aula e oferta seminários de atualização aos professores.

De acordo com a coordenadora regional da campanha de provas Fit in Deutsch (proficiência), Beatrice Frantz, é crescente a valorização do ensino do idioma, especialmente entre os municípios de colonização alemã. “É claro que em cidades como Nova Petrópolis, por exemplo, o número de alunos que têm acesso ao alemão é mais expressivo. Mas em Santa Cruz, o cenário está muito positivo. Tanto é verdade que os alunos já estão habilitados a fazer não só o nível básico (A1), mas o básico avançado (A2).”

Publicidade

Ela acrescenta que além de buscar manter o vínculo cultural e histórico com o Brasil, o Instituto Goethe pretende, por meio do incentivo à aprendizagem da língua, desenvolver a economia e aproximar os brasileiros da Alemanha (e vice-versa). “Se aprovados, esses alunos podem se habilitar a bolsas de estudo na Alemanha, conforme regra empregada por cada universidade, e podem estreitar as relações profissionais com o país”, complementa. Presente em mais de 90 nações, a instituição promove conhecimento da língua e intercâmbio cultural e internacional.

NÚMEROS

Se o teste não fosse gratuito, cada aluno precisaria desembolsar R$ 165,00.

Publicidade

Simulados e expectativa pelo resultado

Entre os 607 jovens que têm acesso ao alemão na rede municipal de ensino está Yasmin Gabriela Peixoto, 14 anos. Aliviada após ter finalizado a prova, a estudante do 8º ano da Emef Félix Hoppe vive, agora, a expectativa do resultado. “Estudo alemão desde o 6º ano e comecei a enxergar e admirar todas as possibilidades do idioma. Resolvi fazer a prova justamente para dominar essa que é uma das línguas mais faladas no mundo”, disse. 

Segundo a professora da Emef Duque de Caxias, Luciani Klems, a prova de proficiência é dividida em três momentos: escuta, escrita e fala. “Alguns alunos fizeram questão que realizássemos simulados no contraturno escolar antes da prova. Isso mostra o comprometimento e o interesse.” A expectativa é que o resultado do teste seja divulgado até o início de dezembro. Hoje estima-se que mais de 100 milhões de pessoas falem o idioma em todo o mundo. Já no Brasil, conforme o editor do site BrasilAlemanha, Sílvio Aloysio Rockenbach, são 135 mil alunos que estudam a língua.

Publicidade

PARCERIA COM O INSTITUTO

2009 – Aluna da escola Rio Branco foi premiada com viagem para a Alemanha e bolsa de estudos após participar de um concurso de poesia

2012 – Aluno da Emef Christiano Smidt conquistou a melhor nota da prova de proficiência

Publicidade

2014 – Após fazer a prova de proficiência, aluna da Christiano Smidt foi sorteada e também foi para a Alemanha com tudo pago para ampliar os conhecimentos na língua 

2017 – Alunos da Emef Christiano Smidt foram à Bahia e ao Rio de Janeiro participar de uma programação do Instituto Goethe

SAIBA MAIS

Publicidade

Escolas que ensinam alemão em Santa Cruz 
Emef Cardeal Leme
Emef Christiano J. Smidt
Emef Félix Hoppe
Emef Dona Leopoldina
Emef Duque de Caxias
Emef Guido Herberts
Emef Rio Banco

Oficinas
Emef Emanuel
Cemeja

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.