Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Unisc

Mestranda da Unisc organiza e-book sobre audiodescrição

A jornalista e mestranda em Letras pela Unisc, Daiana Stockey Carpes, lançou o e-book Audiodescrição: práticas e reflexões, pela editora Catarse. A coletânea reúne nove artigos de pesquisadores e profissionais da área que versam sobre a importância desse recurso na sociedade e como ela vem sendo trabalhada.

Conforme a autora, o livro nasceu do desejo e da necessidade de observar os trabalhos e pesquisas em torno da audiodescrição no País. “A audiodescrição é um recurso de acessibilidade que traduz o visual em verbal, ampliando o entendimento das pessoas com deficiência visual, garantindo a inclusão dos cegos na educação, no entretenimento, no lazer, na comunicação e na informação”, salientou. 

A obra é dividida em dois eixos: práticas e reflexões e subdividida em nove capítulos. O primeiro artigo é de autoria de Felipe Leão Mianes, que versou sobre o trabalho e a importância do consultor em audiodescrição. O segundo é de Juarez Nunes de Oliveira Júnior e Pedro Henrique Lima Praxedes Filho, que trouxeram a discussão da audidoescrição em roteiros de filmes de curta–metragem. Melina Cardoso de Paula Braghirolli pesquisou sobre a audiodescrição nas charges políticas da Folha de São Paulo. O quarto texto é de Letícia Schwartz, que discute o humor na audidoescrição em filmes de comédia.

Publicidade

Já no capítulo cinco, Patrícia Gomes de Almeida relata a sua experiência em realizar uma videoinstalação com audidoescrição. Mônica Magnani Monte discute, em seu artigo, os efeitos da edição sobre os filmes audiodescritos exibidos na televisão. A audiodescrição na escola é tema da próxima pesquisa, proposta por Lísia Regina Ferreira Michels e Mara Cristina Fortuna da Silva. Em seguida, Daiana Stockey Carpes e Demétrio de Azeredo Soster relatam a inclusão da audiodescrição no jornalismo laboratorial. E o último capítulo é de autoria de Janine da Mota Rosa e Marco Antonio Bonito, que contam como inseriram a audiodescrição jornalística no Museu Jango. 

O livro está disponível no endereço http://editoracatarse.com.br/site/2016/02/19/audio/ para download gratuito.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.