Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Meio ambiente

‘Caminhada na Natureza’ une urbano e rural em Sobradinho

Com objetivo de fomentar o Turismo Rural, o consumo de produtos da agricultura familiar e mostrar ao público urbano algumas atividades desenvolvidas pela Emater/RS-Ascar junto às famílias assistidas, foi realizada no último sábado, 2, no município de Sobradinho, a primeira Caminhada na Natureza. A atividade foi promovida pela Emater/RS-Ascar e contou com o apoio da Prefeitura de Sobradinho, Casa da Cultura, Companhia Rio-Grandense de Saneamento (Corsan) e Grupo de Caminhantes Caminhos do Campo.

A atividade contou com a participação de 42 pessoas, de diferentes idades e profissões, saindo da Igreja Matriz Nossa Senhora dos Navegantes. Antes do início do percurso, o grupo recebeu uma benção do Padre Gelson Bernardy e participou de uma seção de alongamento coordenado pela educadora física, Mara Lúcia Segatto. Durante a tarde os participantes percorreram um percurso de 11,76 quilômetros formado por estradas, trilhas e mirantes pouco conhecidos de pessoas que residem em Sobradinho há vários anos.

Na comunidade de Linha Brasileira, os caminhantes foram recebidos pelos agricultores Irineu e Lisete Dors, que serviram aos participantes um café colonial com produtos da agricultura familiar, como pão caseiro, cucas, queijo, salame, melado, verduras, patê de peixe, sucos de laranja e uva, e frutas como banana e morango. Os alimentos foram produzidos pela família e também adquiridos junto aos vizinhos como forma de divulgação dos produtos da agricultura familiar e geração de renda às famílias rurais.

Publicidade

A proposta da “Caminhada na Natureza” é inspirada no projeto de mesmo nome desenvolvido pela Emater/PR há mais de uma década. A experiência foi apresentada no Congresso Brasileiro de Turismo Rural (CBTR) realizado em Santa Maria no mês de setembro, evento que contou com a participação do gerente adjunto e responsável pela área de Turismo Rural do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Soledade, Carlos Corrêa da Rosa. A ideia foi apresentada pelo gerente adjunto à equipe dos escritórios Regional e Municipal como forma de realizar um trabalho diferenciado na área de Extensão Rural e Social.

Com a proximidade e a oportunidade de realizar o primeiro evento ainda esse ano, a proposta foi apresentada para realização da atividade durante a programação oficial da comemoração dos 90 anos de Sobradinho. “A partir daí, buscou-se apoio no município através da Casa da Cultura, da (Corsan) e do “Caminhos do Campo”, grupo de pessoas que têm o hábito de caminhar por estadas e trilhas no interior do município regularmente aos sábados à tarde”, relata Rosa.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.