Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Data histórica

Especial 90 anos: Sobradinho e suas origens

No dia 3 de dezembro de 1927 as lideranças políticas e a comunidade de Sobradinho comemoravam a emancipação do então 4° Distrito de Soledade, nascia assim o município de Jacuhy, que em poucos anos destacava-se por seu desenvolvimento na economia do Rio Grande do Sul. Contudo, as condições que propiciaram sua emancipação nos remetem ao Sobradinho do século XIX e início do século XX, quando índios foram despojados de suas terras para darem lugar aos colonizadores, fossem eles militares-estancieiros proprietários de escravos, posseiros, ou ainda imigrantes europeus.

O sobrado que dá origem ao nome do município, construído na primeira metade do século XIX e destruído à época da Revolução Farroupilha estava cercado de outras propriedades, a maioria delas de grande extensão onde se utilizava mão de obra escrava. Podemos identificar que as primeiras terras a serem ocupadas foram as áreas de campos, ideais para o desenvolvimento da pecuária. Nas áreas de matas ocorreu a ocupação por posseiros, a exemplo de Bento Antônio Pereira, que se estabeleceu em 1849, nas proximidades do atual Bairro Vera Cruz. Porém, muitas áreas permaneceram devolutas até o início do século XX.

Em 1901 ocorreu à criação oficial da Colônia Sobradinho onde, imigrantes italianos e alemães adquiriram lotes e assim o processo de povoamento foi intensificado. A presença de imigrantes nas terras de Sobradinho antecede a criação oficial da colônia, antes disso, em 1898, na Colônia de São Paulo (Ibarama) já se registrava a presença de imigrantes italianos e em outras terras da Região Centro Serra colonos adquiriram terras dos antigos proprietários, a exemplo de famílias vindas da Colônia Germânia (Candelária) fundada em 1863. A imigração colocou Sobradinho nos trilhos do desenvolvimento, pois fazendo destas terras sua pátria não havia outra opção senão trabalhar e vencer. No suor dos imigrantes, associado ao trabalho de descendentes de escravos e antigos proprietários de terras forjou-se o desenvolvimento de Sobradinho.

Publicidade

Interessado nas terras de Sobradinho o Estado incentivou sua ocupação e não tardou para que Sobradinho fosse o distrito mais ativo economicamente do município de Soledade, com atividade econômica diversificada e evidenciada nas diversas casas de comércio e atividades industriais que incluía entre outras, até mesmo a produção de foguetes, pólvora, cerveja e o fumo em corda que por muitos anos constituiu-se no principal produto da economia local.

O desenvolvimento populacional e econômico fomentou interesses políticos das lideranças locais, estas se articularam na década de 20 para transformar o 4° Distrito de Soledade  em um próspero município. Neste processo foi de suma importância a amizade entre o emancipacionista e membro do Partido Republicano, Eloy de Oliveira Britto, com o então Governador do Estado Borges de Medeiros. Concretizada através do Decreto 3.924 de 03 de Dezembro de 1927 estava criado o município batizado de Jacuhy, tendo à frente o interventor Carlos Heitor de Azevedo. O nome Jacuhy, referência ao rio, cujas margens banhavam o território do município não teve grande aceitação e em 1937 foi substituído por Sobradinho, nome conhecido desde o século XIX.

Desde sua origem, Sobradinho conheceu acelerado crescimento, conforme Jean Roche “Sobradinho, fundado em 1901, tinha 4.000 habitantes em 1914. Esse núcleo deu origem a um município autônomo e próspero que, em 1950, contava com 32.000 habitantes”.  À época da emancipação política, contava com uma área de 1.585 km² reduzida com os desmembramentos resultantes das emancipações aos atuais 118km, da mesma forma reduzindo sua população. Embora menor em território e em população, Sobradinho segue sendo o município polo, tendo 83% de urbanização é referência nos setores de comércio e serviço da Região Centro Serra do Rio Grande do Sul.

Publicidade

Sara Wachholz é professora de História e uma das autoras do livro “Sobradinho Construíndo sua História

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.