Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Agudo

Produção florestal em destaque em Linha dos Pomeranos

A propriedade de Laurindo e Lira Beling, em Linha dos Pomeranos, na região serrana de Agudo, terá dia de campo nesta sexta-feira, 10, a partir das 9 horas, para a difusão de tecnologias no agronegócio regional. A atividade será voltada à divulgação do sistema de produção silvopastoril, do manejo de florestas comerciais e de outras inovações na agricultura. O evento está a cargo do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar e, além de produtores rurais convidados, terá a participação de professores e estudantes do Curso de Agronomia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Conforme o agrônomo Luiz Engênio Jacobs, da Emater, Beling implantou em 2014 uma unidade demonstrativa do sistema silvopastoril, que prevê criação de gado de corte em meio a fileiras de eucalipto com maior espaçamento, e florestas comerciais da mesma espécie, que já explora há três décadas. Jacobs é o responsável técnico pelo projeto junto à Emater e lembra que a ação faz parte do Projeto Rural Sustentável, cooperação técnica firmada entre os governos do Brasil e da Grã-Bretanha, tendo como órgão executor o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Agudo é um dos 10 municípios gaúchos contemplados, e Beling, por seu histórico de atuação no reflorestamento, foi escolhido para sediar uma unidade de demonstração. Os dias de campo agora são realizados para divulgar junto a outros produtores rurais e à sociedade os resultados alcançados.

Publicidade

Mais recentemente, seu Laurindo igualmente investiu na recuperação e na proteção de fontes e nascentes e na instalação de sistema de energia fotovoltaica (pela luz solar) para bombeamento de água. Todas essas inovações serão apresentadas aos participantes do evento, em estações montadas em diferentes locais na propriedade. A abertura será feita com explanação do chefe do escritório municipal da Emater, Diego Katzer, e depois acontecem as visitas aos diversos ambientes da propriedade, encerrando-se com almoço ainda na localidade.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.