Cuidado com a venda de CNH pela internet

02/11/2017 16:56:39
Foto: Divulgação

Tirar a carteira de motorista exige que o candidato passe por diferentes etapas, como fazer um curso teórico, dirigir em um simulador, cumprir horas de aulas práticas e ao final ser aprovado em prova teórica e prática.

Porém, todo esse processo pode levar tempo para ser concluído, fazendo com que as pessoas desanimem ou tenham certo receio de serem reprovadas. Aí o jeitinho brasileiro sempre acha uma maneira de burlar as regras.

A verdade é que existem diferentes anúncios de vendas de CNH pela internet que prometem entregar o documento rapidamente e por um preço não muito diferente do que o praticado pelas auto escolas.

Esse anúncio vem atraindo muitos interessados e fazendo com que eles paguem para ter esse documento.

Como funciona a venda de CNH pela internet falsa?

Os anúncios prometem disponibilizar a CNH sem que seja preciso passar por todo o processo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação.

Os anúncios prometem a primeira carteira de motorista enviada pelo correio em até 10 dias.

Segundo as informações desses anúncios, tudo seria feito de forma com que o motorista não teria nenhum problema no futuro. Para isso, ele seria cadastrado em algumas auto escolas e teria todos os procedimentos aprovados por funcionários do Detran.

Os interessados precisam fazer o pagamento de acordo com a categoria de habilitação que desejam obter e enviar a cópia de alguns documentos. Teoricamente, esses documentos seriam utilizados para inserir informações no sistema do Detran.

Toda a negociação é feita pela internet, usando e-mail e aplicativos de mensagens e os responsáveis pelo esquema informam que o negócio é ilegal, mas mesmo assim existem muitos interessados.

O fato de tudo ser feito pela internet é uma forma de quem vende o serviço se proteger, assim não podem ser localizados e, caso alguma coisa dê errado, eles estarão mais protegidos.

Depois dos fraudadores receberem os documentos e pagamentos, esses enviam os documentos para o interessados.

Quais os problemas em utilizar a CNH falsa?

Com essa CNH obtida de forma ilegal, os motoristas que a utilizam estão correndo vários riscos, entre eles:

  • Dirigir sem receber todos os conhecimentos necessários para garantir a própria segurança, dos demais motoristas e pedestres;
  • Utilizar um documento fraudado, o que pode render a quem o utiliza penas legais que incluem prisão e pagamento de multas;
  • Dificuldade para renovar a habilitação, uma vez que quando isso vai ser feito o sistema detecta irregularidades, apreendendo o documento e quem o utiliza;
  • Impossibilidade de contratar um seguro de carro, uma vez que as seguradoras verificam a autenticidade do documento para disponibilizar os serviços.

Não existem prós em comprar a CNH pela internet

Apesar de parecer a solução dos problemas para quem não tem tempo para tirar CNH ou não quer passar por todo o tramite burocrático, os problemas que a compra da CNH pela internet traz não compensam.

O risco para quem se aventura nesse caminho é grande, podendo cumprir penas legais e ser proibido de adquirir um documento válido.

Fique atento e fuja da compra de CNH pela internet!

Postado por Redação Portal Gaz- redacao@portalgaz.com.br
Gazeta Grupo de Comunicações
Rua Ramiro Barcelos, 1206 | Santa Cruz do Sul - RS
(51) 3715-7800 | portal@gaz.com.br
Desenvolvido e Mantido por
Equipe de TI Gazeta Grupo de Comunicações