Gasolina ou etanol: como escolher o melhor combustível?

11/09/2017 10:43:26
Foto: Divulgação

Quem possui um carro flex pode ter dificuldade na hora de escolher o combustível, pois fica a dúvida: gasolina ou etanol? A verdade é que existem algumas coisas que devem ser consideradas na hora de escolher o seu combustível e não existe uma regra de qual é o melhor ou pior. 

Por isso, é preciso esclarecer algumas dúvidas e assim acabar com algumas lendas que existem sobre o assunto. Entenda um pouco melhor sobre esses dois combustíveis e escolha o mais vantajoso para o seu carro.

Aproveite para descobrir por que os carros com câmbio automático consomem mais combustível.

Os carros flex não devem usar apenas um combustível?

Isso é lenda. Os carros flex foram feitos para funcionar tanto com gasolina como etanol e, por isso, usar apenas um deles não faz com que a durabilidade das peças diminua. A questão é sempre utilizar um produto de boa qualidade, por isso, é preciso ter atenção aos lugares onde abastece o carro.

Qual a diferença entre gasolina e etanol?

A diferença está nos produtos utilizados na sua fabricação e na maneira como irão atuar no motor. A gasolina é constituída por hidrocarbonetos que evaporam em diferentes temperaturas. Já o etanol evapora de uma vez, o que pode resultar em mais potência para o veículo.

Ambos são poluentes, porém, a produção do etanol gera menos CO2.

É preciso tomar algum cuidado especial quando se usa o etanol?

O cuidado com o carro deve ocorrer independentemente do tipo de combustível que se utiliza. As manutenções devem seguir as orientações do fabricante, e ter um seguro auto é uma maneira de garantir uma proteção extra.

Além disso, quando se utiliza apenas o etanol é preciso trocar o óleo com mais frequência, porque ele possui uma lubricidade menor que a gasolina. Por outro lado, quando o carro é usado mais na cidade e para pequenos trajetos, é muito raro haver um aquecimento do motor.

O preço pode interferir na escolha?

É preciso lembrar que o etanol tem 70% da eficiência da gasolina, por isso, na hora de abastecer vale levar esse índice em consideração. Se o preço do etanol corresponder a 70% ou menos da gasolina, compensa abastecer com ele. Veja como ver se compensa mais gasolina ou etanol ao fazer os cálculos.

Posso andar com os dois combustíveis?

Não há nada que impeça de andar com os dois combustíveis no tanque, até porque dizer que eles não se misturam é um mito. Com o carro em movimento constante, ambos acabam se misturando, só ficariam separados se ele ficasse em repouso por muito tempo.

Portanto, não há problemas em abastecer com etanol se houver gasolina no tanque e vice-versa. Só é preciso ter atenção à troca de combustível se o tanque estiver quase vazio, porque o novo combustível pode demorar cerca 15 minutos para ser absorvido, fazendo com que o motor engasgue.

Existem modelos que funcionam melhor com um dos combustíveis?

Sim. Já foram realizados alguns estudos que demonstram que, conforme o modelo do veículo, ele tem rendimentos diferentes com o combustível utilizado. Portanto, na hora de abastecer, além de considerar o valor do combustível, é interessante saber o rendimento com cada um deles.

O Inmetro faz um levantamento do rendimento do veículo, o que pode ser uma boa dica para descobrir se ele é melhor a gasolina ou etanol.  

Postado por
Gazeta Grupo de Comunicações
Rua Ramiro Barcelos, 1206 | Santa Cruz do Sul - RS
(51) 3715-7800 | portal@gaz.com.br
Desenvolvido e Mantido por
Equipe de TI Gazeta Grupo de Comunicações