Dicas para o motorista ter uma viagem de férias segura

19/07/2016 16:41:23
Foto: Reprodução

As férias escolares chegaram e é a hora de pegar a estrada para curtir o período com a família e os amigos. Mas muitas vezes esse momento, que deveria ser de descanso, lazer e curtição, acaba sendo estressante e repleto de imprevistos que podem acontecer com o carro por falta de manutenção e revisão. Por isso, é importante ficar atento e realizar as manutenções necessárias no automóvel antes de seguir viagem.

Para evitar imprevistos ou até mesmo correr o risco de ficar no meio do caminho, o Itaú Seguro Auto lista abaixo algumas dicas importantes para o motorista ter uma viagem tranquila e segura:

  • Revisão preventiva

Programe uma revisão no veículo alguns dias antes da viagem para conferir itens básicos, como freios, óleo do motor, filtros de óleo, combustível e ar, sistema de refrigeração, limpador de para brisa, funcionamento dos faróis, amortecedores, entre outros. O Itaú Seguro Auto oferece aos segurados descontos especiais para alguns desses serviços, com preços acessíveis e que atendem as necessidades de manutenção dos veículos. Assim, o motorista não correrá o risco de perder as tão sonhadas férias e viajará tranquilo e em segurança.

  • Respeite o limite de velocidade

Não exceda os limites de velocidade, vá com calma e tranquilidade. Ultrapassar a velocidade estipulada pode causar acidentes graves. E, lembre-se, fique atento às placas de sinalização para saber os locais permitidos para realizar ultrapassagens.

  • Segurança

Além de checar os itens de segurança na revisão do automóvel, não se esqueça de usar o cinto de segurança durante todo o percurso da viagem, inclusive nos bancos traseiros. Segundo dados relativos à medicina de tráfego, o uso do cinto de segurança no banco da frente pode reduzir em 45% o risco de mortes em acidentes. Enquanto que no banco traseiro essa redução pode chegar a 75%.

  • Planejamento

Prepare um roteiro de viagem, com horário de saída e procure traçar um mapa, com possíveis alternativas para evitar congestionamentos, comuns no período de férias. Além disso, se for viajar para um lugar novo, pesquise locais para fazer paradas durante o percurso, muitas vezes alguns desses lugares oferecem vistas paradisíacas e refeições com a culinária típica da região. 

Além dessas dicas, é recomendável fazer a contratação de um seguro de automóvel, que, além de proteger o veículo em qualquer ocasião, pode amparar o segurado em uma emergência na estrada, por exemplo.

Postado por PAOLA SEVERO- paola.severo@gaz.com.br
Gazeta Grupo de Comunicações
Rua Ramiro Barcelos, 1206 | Santa Cruz do Sul - RS
(51) 3715-7800 | portal@gaz.com.br
Desenvolvido e Mantido por
Equipe de TI Gazeta Grupo de Comunicações