Receitas para a ceia de virada de ano

29/12/2017 14:12:49
Foto: Divulgação

Inspirados nas tradições do Rio Grande do Sul, os alunos do Senac Santa Cruz do Sul, Cleia Watte e Jeferson Luis Vasconcelos, criaram duas receitas para deixar qualquer gaúcho com água na boca: matambre recheado e arroz com origone. Confira como preparar estes pratos dignos de bater de frente com o churrasco do próximo domingo:

Matambre recheado

Ingredientes:
1 kg de matambre
100g de bacon em fatias
500g de moela
50g de azeitonas verdes sem caroço picadas
100g cenoura
100g de cebola
50g pimentão verde
50g pimentão vermelho
50g pimentão amarelo
15g de alho
100g de tempero verde
Sal e pimenta do reino a gosto
200ml de vinagre
100ml de vinho branco
2,5L de fundo claro bovino

Modo de preparo:

Apare as pontas do matambre de maneira a obter uma peça quadrada ou retangular. Após, coloque o matambre em uma vasilha para marinar por 30 minutos com vinagre; cebola, pimentões e alho cortados em pedaços pequenos e regulares; pimenta e sal. Reserve.

Limpe a moela e corte em cubos médios. Depois disso, lave e coloque para marinar por 20 minutos com sal, pimenta e vinagre. Use uma frigideira sautese - de bordas baixas e inclinadas - para saltear. Com o vinho branco, retire os alimentos presos na frigideira e reserve. Corte a cenoura em forma de bastões finos, salteie e reserve.

Estenda o matambre sobre a tábua de carne com a gordura para cima, em seguida coloque as fatias de bacon, espalhe o marinado de cebola e pimentões, moela, azeitonas, cenoura e tempero verde em camadas mais ou menos organizadas, de maneira que ao cortá-lo as fatias tenham a mesma proporção de recheio. Enrole devagar, empurrando os ingredientes com os dedos para baixo da parte enrolada.

Coloque as laterais da peça para dentro de forma a segurar melhor o recheio. O matambre enrolado pode ser amarrado com barbante nas pontas e em toda sua extensão. Para finalizar, leve o matambre para panela e regue com fundo de claro bovino por 2 horas.

Arroz com origone

Ingredientes:
220g de arroz agulhinha
100g de açúcar cristal
200g de pêssegos maduros (amarelos) com caroço e sem casca
Canela em paus a gosto
Cravos
600ml de água
200g de creme de leite (caixinha)

Modo de preparo:

Coloque o açúcar numa panela até caramelizar. Quando a açúcar estiver dourado, coloque os pêssegos e um pouco de água quente. Doure os pêssegos e acrescente o cravo e a canela. Coloque o arroz e o restante da água até cobrir o arroz. Mexa devagar e em fogo baixo para não desmanchar os pêssegos. Tire do fogo um pouco antes de secar e deixe a panela com a tampa para o cozimento completar no próprio vapor. Finalize com o creme de leite.

Postado por LUANA RODRIGUES- luana@gaz.com.br
Gazeta Grupo de Comunicações
Rua Ramiro Barcelos, 1206 | Santa Cruz do Sul - RS
(51) 3715-7800 | portal@gaz.com.br
Desenvolvido e Mantido por
Equipe de TI Gazeta Grupo de Comunicações