Quatro receitas de Chester para encher a mesa neste Natal

18/12/2017 10:45:16
Foto: Divulgação

Chester é sinônimo de Natal por ser o sabor que todos esperam o ano todo e por ser servido numa época de reunião de familiares e amigos ao redor de uma mesa cheia de momentos alegres e comida gostosa. Exclusividade da Perdigão, Chester é o centro da ceia natalina de milhões de brasileiros e, por isso, merece uma preparação com amor e dedicação. Confira quatro receitas para colocar em prática e se inspirar:

  1. Chester clássico

Rendimento: 12 porções

Tempo de preparo: 180 minutos

Ingredientes

- 1 Chester descongelado

- 2 xícaras (chá) de suco de frutas cítricas (laranja, limão, maracujá ou abacaxi)

- Ervas frescas a gosto (salsinha, cebolinha, tomilho, orégano, alecrim)

- Especiarias a gosto (páprica, açafrão, cominho, curry)

- Elementos aromáticos a gosto (cebola, alho, cenoura, salsão, alho-poró, gengibre

- 4 colheres (sopa) de manteiga ou margarina

- Cenouras descascadas e cortadas em rodelas a gosto (opcional)

- Batatas bolinha a gosto (opcional)

- 1 colher (sobremesa) de amido (opcional)

 

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 250°C por 20 minutos. Retire o saquinho com os miúdos de dentro do Chester e separe. Em seguida, em um refratário, tempere o Chester com o suco de frutas, as ervas, as especiarias e os elementos aromáticos, esfregando o tempero por toda a ave, dentro e fora da cavidade e deixe marinando na geladeira durante um dia ou pelo tempo que tiver disponível. Depois desse período, desgrude a pele da carne do peito delicadamente com as mãos ou com a ajuda de uma espátula com cuidado para não a romper, e coloque duas colheres de sopa de manteiga ou margarina entre pele e carne. Espalhe mais 2 colheres de sopa de manteiga ou margarina pelo exterior do peito, sobrecoxas e coxas. Asse em forno a 250°C por aproximadamente 20 minutos, retire a assadeira e cubra com papel-alumínio para retornar o Chester ao forno pelo tempo indicado na embalagem. Na hora final do tempo de forno, retire o papel alumínio e adicione rodelas de cenoura e as batatas bolinha, e regue o Chester com os líquidos da assadeira a cada 30 minutos. Após retirar a ave do forno, reserve a carne em outro recipiente, adicione um pouco de água (1 xícara de chá) à assadeira e leve ao fogo até que o líquido engrosse e se forme um molho. Se precisar, adicione amido (1 colher de sobremesa) e sirva.

 

  1. Chester recheado de cogumelos e ervas

Rendimento: 10 porções

Tempo de preparo: 110 minutos

Ingredientes

- 1 Chester desossado Perdigão (aprox. 2,5 kg)

- 2 colheres (sopa) de margarina

- 1 ½ xícara (chá) de bacon Perdigão em cubos

- 1 cebola grande picada

- 1 bandeja de cogumelos frescos, sem os talos e em cubos

- ¼ de xícara (chá) de conhaque

- ¼ de xícara (chá) de vinho branco seco

- ¼ de maço de tomilho fresco picado

- ¼ de maço de salsa picado

- 250g de carne de porco magra moída (lombo)

- 250g de carne de frango moída (sobrecoxa ou peito)

- 1 ovo ligeiramente batido (60g)

- Sal e pimenta do reino

- 15 figos frescos

 

Modo de preparo

Recheio

Em uma frigideira, aqueça a margarina e doure o bacon. Acrescente a cebola e refogue até que fique transparente. Junte os cogumelos e refogue-os rapidamente. Fora do fogo, regue com o conhaque e o vinho. Volte ao fogo alto, até evaporar quase todo o líquido, retire do fogo e deixe secar. Quando estiver frio, misture o restante dos ingredientes e ajuste o tempero. Use essa mistura para rechear a cavidade do Chester. Feche-a com o auxílio de 3 palitos de dente, atravessando a pele como se “costurasse”, para ficar bem fechado.

Montagem

Sobre uma assadeira, coloque duas folhas de papel alumínio (1 metro cada) e faça uma cruz. Disponha o Chester no centro da cruz e embrulhe a ave, envolvendo-a com as pontas do papel alumínio e apertando bem. Leve ao forno pré-aquecido (180 °C) e asse por 1h20min, ou até que conseguir espetar um palito na região do peito sem nenhuma resistência. Descubra a ave e volte ao forno por mais 30 minutos ou até dourar. Retire os palitos e passe o Chester para uma travessa grande, colocando os figos ao redor. Sirva com arroz, farofa e figos.

 

  1. Chester recheado com farofa

Rendimento: 12 porções

Tempo de preparo: 180 minutos

Ingredientes

- 1 Chester Perdigão descongelado

- 1 xícara (chá) de manteiga

- ½ xícara (chá) de salsinha picada finamente

- Suco de 1 limão

- Pimenta-do-reino preta moída a gosto

Farofa

- 1 xícara (chá) de bacon defumado Perdigão cortado em cubos pequenos

- 2 colheres (sopa) de manteiga

- 2 colheres (sopa) de azeite

- 1 cebola descascada e cortada em cubos pequenos

- 4 xícaras (chá) de farinha de mandioca

- 1 xícara (chá) de uva-passa

- 1 xícara (chá) de sálvia picada

- 2 colheres (café) de sal

Montagem

- 4 cenouras descascadas e cortadas em palitos grossos ou cenouras baby

- 1 colher (café) de sal

- 1 colher (sopa) de açúcar mascavo

 

Modo de preparo

Chester

Preaqueça o forno a 250°C por 20 minutos. Retire o saquinho com os miúdos de dentro do Chester e reserve. Em um recipiente, misture a manteiga, a salsinha, o suco de limão e a pimenta. Com as mãos ou com a ajuda de uma espátula, separe delicadamente a pele sobre o peito e espalhe 2 colheres de sopa da manteiga temperada por baixo de pele, reserve o restante da mistura.

Farofa

Cozinhe os miúdos reservados em água até que fiquem macios (cerca de 20 minutos) e pique-os em pedaços pequenos. Em uma panela, doure o bacon, acrescente a manteiga, o azeite, a cebola e os miúdos e refogue. Em seguida, junte a farinha, as uvas-passas, a sálvia e o sal, misturando a farinha dourar. Reserve.

Montagem

Recheie o Chester com a farofa, enchendo toda a cavidade do peito e leve para assar em forno a 250°C por 20 minutos. Retire a assadeira do forno, cubra-a com papel-alumínio e coloque novamente no forno, agora a 200°C. Asse por 1h ou mais, conforme o tempo indicado na embalagem. Retire o papel, distribua as cenouras ao redor do Chester, salpicando com sal e açúcar mascavo e volte ao forno até que o termômetro pule (média de 1h 30min). Depois de retirar o papel-alumínio, pincele a ave com a manteiga restante e regue-o a cada 30 minutos com os líquidos da assadeira. Deixe o Chester descansar por 20 minutos antes de fatiar. Sirva quente.

 

  1. Chester com maionese de maracujá e farofa com sementes

Rendimento: 4 porções

Tempo de preparo: 20 minutos

Ingredientes

- 1 Chester Assa Fácil Perdigão

- 2 maracujás grandes

- 1 embalagem de Maionese Perdigão

- 1 colher (sopa) de mel

- Sal

- 6 colheres (sopa) de margarina Claybom

- 3 xícaras (chá) de farinha de mandioca flocada

- ½ maço de salsinha picado

 

Modo de preparo

Retire o Chester da embalagem externa, deixando a embalagem interna intacta, e coloque em uma forma, com o peito virado para cima. Leve ao forno pré-aquecido (190 °C) e asse por 3 horas. Prepare a maionese: corte os maracujás ao meio e passe a polpa pela peneira, reservando as sementes para a farofa. Coloque a maionese em uma tigela e adicione ½ xícara (chá) do suco de maracujá, aos poucos, mexendo até ficar homogêneo. Adicione o mel e ajuste o sal. Se estiver ácida, acrescente mais ½ colher (sopa) de mel. Faça a farofa: aqueça a Claybom em uma frigideira grande e refogue as sementes do maracujá com o que sobrou da polpa. Junte a farinha e deixe tostar levemente, mexendo de vez em quando para tostar por igual. Desligue o fogo, finalize com a salsinha e ajuste o sal. Sirva fatias do Chester acompanhado da maionese e da farofa.

Postado por Redação Portal Gaz- redacao@portalgaz.com.br
Gazeta Grupo de Comunicações
Rua Ramiro Barcelos, 1206 | Santa Cruz do Sul - RS
(51) 3715-7800 | portal@gaz.com.br
Desenvolvido e Mantido por
Equipe de TI Gazeta Grupo de Comunicações