Ciência Aliada da saúde

17/05/2017 10:33:44
Foto: Divulgação

Texto: Dejair Machado, publicado no Caderno Bicho Mania no Jornal Gazeta do Sul do último final de semana.

Um animal de estimação precisa mais do que carinho e alimento de qualidade. Para que ele se mantenha ativo e saudável pelo maior tempo possível, é fundamental ficar atento aos cuidados com seu bem-estar e fazer o possível para prevenir ou tratar eventuais doenças.

Nos últimos tempos, os avanços em torno da saúde da bicharada foram significativos e possibilitaram a utilização de técnicas tratamento ou diagnósticos com maior precisão. E isso tem feito toda a diferença na vida deles, apontam especialistas. Neste contexto, os exames laboratoriais se transformaram em grandes aliados de quem tem um pet em casa. É por meio das análises de materiais como sangue, pelo ou secreções que os profissionais da Veterinária podem prescrever o tratamento mais adequado para cada caso.

A recomendação padrão é de que os exames de rotina sejam realizados a cada seis meses. Na lista, segundo a biomédica Luciele Sehnem e a Veterinária Aline Weigelt, do Vetlab Santa Cruz, estão o hemograma (sangue), exames de enzimas do fígado, rim, eletrólitos (cálcio, potássio, fósforo, sódio), triglicerídeos, colesterol, glicose, análises de urina, parasitológico de fezes, Vírus da Imunodeficiência Felina (FIV) e Vírus da Leucemia Felina (FeLV).

Saiba mais

Segundo as profissionais, os avanços na área e os convênios com laboratórios de referência de outros estados ampliou as possibilidades de ter acesso a exames mas específicos como cultura bacteriológica e fúngica, hormonais, sorologia para várias doenças como Leptospirose, Leishmaniose, Toxoplasmose, Giárdia e até mesmo a avaliação de biópsias para o diagnóstico de tumores ou alterações a nível celular.

Postado por MICHELLE TREICHEL- michelle@gazetadosul.com.br
Gazeta Grupo de Comunicações
Rua Ramiro Barcelos, 1206 | Santa Cruz do Sul - RS
(51) 3715-7800 | portal@gaz.com.br
Desenvolvido e Mantido por
Equipe de TI Gazeta Grupo de Comunicações