Dermatite canina: saiba como evitar

20/02/2017 17:10:01
Foto: Divulgação

Cerca de 70% dos cães com idade entre 1 e 3 anos desenvolvem algum tipo de dermatite canina: qualquer agente ou afecção que causa a inflamação da pele do animal. “Quando o animal começa a apresentar queda de pelos, prurido (coceira), áreas de vermelhidão, lambedura excessiva e crostas ou feridas na pele, é sinal de que ele está com alguma dermatite e precisa ser levado ao veterinário”, alerta Amanda Cologneze, veterinária responsável técnica do Laboratório Mundo Animal.

A profissional explica que existem vários tipos de infecções de pele que podem afetar os cães. “Podemos citar a dermatite alérgica por picada de insetos/ectoparasitas, a atópica (hereditária), a alimentar, a dermatite por contato com produtos ou substâncias que irritam a pele e a dermatite psicogênica, geralmente causada por estresse”, explica Amanda, que lembra ainda que a dermatite causada por fungos, por exemplo, pode ser transmitida aos humanos.

Para prevenir o animal de dermatites, é necessário que os donos mantenham periodicamente os banhos e as consultas ao veterinário devem ser constantes. “A higiene é fundamental para enfraquecer ou repelir os agentes causadores de dermatites”, explica a veterinária.

Quando o pet já foi acometido, o tratamento dependerá muito do tipo de dermatite que ele possui, mas pode ser realizado com antibióticos, antifúngicos, corticoides e, no caso da dermatite alérgica por picada, pela aplicação de antiparasitários. “Em casos de dermatite de origem alimentar, é necessário realizar uma dieta por exclusão de alimentos para saber o que o pet pode comer. Geralmente eles precisam ter uma alimentação natural.”

O tratamento também pode ser realizado por meio de suplementação ou manejo e condicionamento do animal quando a dermatite for psicogênica. “O causador desta dermatite é o estresse que ocorre por diversos motivos, como a inserção de um novo pet na casa ou até mesmo mudança de ambiente e rotina. Nesses casos, o condicionamento do animal poderia prevenir de alguma forma”, finaliza Amanda.

 

Postado por MICHELLE TREICHEL- michelle@gazetadosul.com.br

Comentários postados:

Elieti couto
21/02/2017 00:32:44
Meu cãozinho de 7 meses perde pelo só na lateral do seu corpo,fica vermelho e se coça muito, a ponto de gerar feridas. A vet. disse que ele tem sarna demodécia!
Gazeta Grupo de Comunicações
Rua Ramiro Barcelos, 1206 | Santa Cruz do Sul - RS
(51) 3715-7800 | portal@gaz.com.br
Desenvolvido e Mantido por
Equipe de TI Gazeta Grupo de Comunicações