Bolas de pelo podem causar obstrução intestinal em gatos

07/02/2017 10:38:42
Foto:

Quem tem um gato de estimação está acostumado a vê-lo se lamber com bastante frequência. Esse hábito, que faz parte da natureza dos bichanos, é responsável pela liberação de hormônios relacionados ao bem-estar. Mas esse excesso de lambedura pode levar os felinos a ingerir pelos mortos que, ao se juntarem no trato gastrointestinal, transformam-se em bolas de pelo que afetam o organismo do animal.

Entre os principais transtornos causados pelas bolas de pelo, estão a falta de apetite, a apatia, vômitos e constipação. Segundo a veterinária Amanda Cologneze, responsável técnica do laboratório Mundo Animal, se houver a mistura entre os pelos e as fezes, o esvaziamento do cólon pode ser impedido. “Isso prejudicará o trânsito intestinal do gato e, como consequência mais grave, pode gerar uma obstrução”, conta a especialista.

Para evitar qualquer problema relacionado à ingestão de bolas de pelos, é importante que o animal seja escovado regularmente e que os banhos sejam semanais, de preferência com algum produto específico para higienização de gatos. “Isso ajudará na retirada dos pelos mortos e consequentemente o animal irá ingerir uma menor quantidade de pelos”, completa Amanda. Além disso, a médica veterinária ressalta ainda que a utilização de suplementos alimentares à base de malte também podem facilitar a eliminação dos pelos através das fezes.

Saiba mais

Para facilitar a evacuação das bolas de pelo em gatos, o Laboratório Veterinário Mundo Animal criou o Malt Paste, da linha Cat&Co. O Cat&Co Malt Paste é um suplemento que possui sabor agradável para o paladar bastante exigente dos felinos e permite que os pelos ingeridos sejam expelidos naturalmente pelas fezes. O Malt Paste é encontrado em bisnagas de 70 gramas, com preço sugerido de R$ 38,82.

Postado por MICHELLE TREICHEL- michelle@gazetadosul.com.br
Gazeta Grupo de Comunicações
Rua Ramiro Barcelos, 1206 | Santa Cruz do Sul - RS
(51) 3715-7800 | portal@gaz.com.br
Desenvolvido e Mantido por
Equipe de TI Gazeta Grupo de Comunicações